domingo, 21 de julho de 2013

Opinião - Ilusões


Ficha Técnica:
Autor: Aprilynne Pike
Título Original: Illusions
Páginas: 304
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896661274
Tradutor: Elsa T. S. Vieira

Sinopse:
Laurel não via Tamani desde que num momento de raiva, há um ano atrás, o mandou embora. E, por muito que o seu coração ainda doa, Laurel sabe que David foi a escolha certa. Agora que a sua vida estava a voltar ao normal, Laurel descobre que um inimigo oculto está a cercá-la. Mais uma vez, Laurel vai ter de pedir ajuda a Tamani para a proteger e ajudar, uma vez que o perigo que agora ameaça Avalon é mais poderoso do que aquele que uma fada poderia imaginar – e, pela primeira vez, Laurel não pode ter a certeza de que o seu lado sairá vencedor.

Opinião:
Foi em 2010 que Wings, o primeiro livro desta tetralogia, foi editado. Apesar de ser mais um livro Young Adult, a verdade é que na altura me cativou, pois nunca tinha lido um livro em que os Fae fossem descritos como fadas que, na sua estação de nascimento, davam, literalmente, flor. Em 2011 foi editado o segundo livro, Feitiços, e este foca-se mais no desenvolvimento do mundo criado pela autora. Em que ficamos a conhecer mais da história das fadas, da maneira como o seu mundo funciona e das suas interacções com o mundo dos humanos. Neste terceiro livro, Ilusões, a vida continua calmamente para Lauren, apesar das saudades que esta sente de Tamani. Há muito que não aparecem Trolls pelas redondezas e parece que finalmente Lauren poderá prosseguir com a sua vida, juntamente com a pessoa da qual mais gosta, David.

Passaram dois anos desde que li os livros anteriores, e nesses dois anos sei que me desenvolvi como leitora, e determinados tipos de livro já não são suficientes para me satisfazer. Se inicialmente sei que gostei efectivamente do primeiro e segundo livro o mesmo já não aconteceu com este. Apesar de ser um livro que se lê bem e de uma só assentada não é propriamente cativante. A linguagem é simples e o enredo também, o que o torna um livro mais apropriado para uma determinada faixa etária.

Contudo houve coisas que me agradaram no livro, como por exemplo o facto de que a autora conseguiu criar dois personagens masculinos que são por igual medida encantadores. Desde que comecei a ler esta saga nunca me consegui decidir por um deles, sempre gostei dos dois e nunca consegui perceber qual deles seria melhor para Lauren. Esta situação é algo que por norma não acontece nos livros YA. Agora fico um pouco apreensiva, pois não sei se efectivamente seria essa a intenção da autora, ou se simplesmente ela não me conseguiu cativar o suficiente para me fazer gostar de um personagem em especial. Gostei também de ver um pouco mais dos pais de Lauren e de como eles se estão a adaptar à situação, bem como o seu interesse genuíno. No entanto o livro desiludiu um pouco pelo facto de que apesar de algo estar a acontecer isso não é o mais importante, sendo que é novamente o triângulo amoroso que ganha destaque neste livro. Penso que a autora poderia ter tentado cortar um pouco nos dilemas e incertezas da Lauren, e dado mais ênfase ao que se estava a passar. Criar mais mistério para deixar o leitor suspenso e realmente preocupado com o futuro dos personagens.

Outro ponto positivo no livro é o aparecer de uma nova personagem. Não só esta traz um novo fio condutor para a história, também nos leva a perceber que determinadas personagens poderão ser mais do que aquilo que aparentam. Além de que o final completamente em aberto nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer a seguir.

Um livro mais indicado para leitores jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário