segunda-feira, 8 de julho de 2013

Opinião - Menina de Ouro


Ficha técnica:
Autor: Chris Cleave
Título Original: Gold
Páginas: 368
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892322070
Tradutor: Elsa T. S. Vieira

Sinopse:
É difícil encontrar palavras para descrever a emoção que os livros de Chris Cleave despertam. Os seus enredos são apenas uma parte da história. Mais importante é a forma como tocam o leitor. E isso é único e irrepetível.

"Menina de Ouro" é sobre os limites do amor. Sobre as nossas lutas diárias. Sobre o conflito entre os nossos desejos e a realidade.

Conheça Kate e Zoe. Duas mulheres brilhantes com um sonho que apenas uma poderá realizar. Conheça também Sophie. Uma criança dotada de uma sensibilidade rara, que luta entre a vida e a morte. Estão unidas por um segredo. Delas se exige uma escolha. No momento mais importante das suas vidas, uma delas terá de fazer o derradeiro sacrifício.

"Menina de Ouro" é sobre o que significa ser humano, mas também sobre o que nos permite a todos, de diferentes formas, atingir o extraordinário.

Opinião: 
Não há nenhuma palavra que possa descrever o que sinto relativamente a este livro. Simplesmente soberbo. Depois de o começar a ler não consegui parar.

Já tinha lido o Pequena Abelha há algum tempo, porque toda a gente me falou maravilhas acerca dele. No entanto na altura, apesar de perceber a beleza da história, houve algo que não me conseguiu cativar na totalidade. Posso dizer que o mesmo não aconteceu com A Menina de Ouro.

Adorei cada momento, cada virar de página. A escrita do autor ao longo de todo o livro é sublime. A maneira como ele constrói as personagens e as vai desenvolvendo ao longo do tempo, o modo como ele nos vai mostrando como elas se relacionam e o que as une é algo que o autor faz com grande mestria. Senti-me ligada a todos os personagens desde o momento em que os passei a conhecer, sendo que a alternância entre pontos de vista funcionou muito bem.

Relativamente à outra parte da história, que se prende com o facto de a maior parte dos protagonistas serem ou terem sido ciclistas de alta competição, achei que estava bem conseguida. Notava-se o amor que cada um tinha pelo desporto e o quanto o ciclismo era parte integrante das suas vidas. Como uma pessoa que faz desporto, não a nível de competição, mas que adora o que faz, consigo perceber toda aquela agitação, a euforia, o querer sempre mais e melhor.

Fiquei tão cativada pelas duas personagens femininas e pelas suas histórias que não me conseguia fazer torcer por uma delas. Para mim, ambas mereciam a vitória. E a verdade é que ambas a conseguiram, naquilo que vieram a aperceber-se serem realmente as coisas importantes da vida.

Em suma, um must read.

(publicado originalmente no Segredo dos Livros)

1 comentário: