domingo, 25 de agosto de 2013

Opinião - A Jóia Encantada

Ficha Técnica:
Autor: R. A. Salvatore
Título Original: The Halfling's Gem
Páginas: 310
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374211
Tradutor: Mário Matos

Sinopse:
Drizzt do'Urden está de volta. Venha descobrir a lenda do elfo mais misterioso e temido da fantasia.

E acompanhe-o na épica jornada por um mundo onde só lâminas afiadas impõem respeito.

O assassino Artemis Entreri rapta a sua vítima, Regis, o halfling, e leva-o para Calimport onde o entrega nas mãos do vingativo Pasha Pook. Se Pook conseguir controlar a pantera mágica Guenhwyvar, Regis irá morrer num verdadeiro jogo de gato e rato. Com o auxílio de uma máscara encantada, o elfo negro Drizzt do’Urden esconde os traços da sua herança e junta-se ao bárbaro Wulfgar numa corrida desesperada para salvar o halfling. Um aliado inesperado surge no momento em que Entreri solta uma armadilha ao grupo. Mas conseguirá Regis sobreviver incólume? Os companheiros das Planícies Geladas lutam contra piratas ao longo da famosa Costa da Espada, desbravam os caminhos do deserto de Calimshan e confrontam monstros de outros planos para que possam salvar o seu amigo… e a si próprios.

Opinião:
Este livro começa após a descoberta de Mithrall Hall e o rapto de Regis pelo assassino Artemis Entreri. O único até hoje capaz de igualar o próprio Drizzt em combate. Ao longo de todo o livro vamos uma vez mais seguir as aventuras dos companheiros na sua tentativa de salvar Regis da morte certa às mãos do seu antigo patrono, Pasha Pook.

Como não poderia deixar de ser vamos conhecer várias novas personagens ou ficar a conhecer intimamente algumas já apresentadas. Contudo o que mais me agarrou neste livro foram sem dúvida as introduções introspectivas de Drizzt, não é que já não tivesse reparado nelas anteriormente, sempre foi das partes dos livros que mais gozo me deu ler. Mas neste último volume desta trilogia elas foram de uma maior notoriedade. Os debates de Drizzt acerca da nossa predisposição para seguir determinado caminho na vida e dos acontecimentos que convergem para um determinado estado de espírito, ou as suas divagações sobre o respeito são debates que devem e merecem ser lidos porque transmitem uma sabedoria que podemos e devemos aplicar no nosso dia a dia. Também o seu debate constante no livro acerca do "quem sou eu?", "será que mudando a minha aparência deixarei de ser eu mesmo?" levam o leitor a questionar determinadas atitudes e pensamentos relativos à sua própria maneira de estar na vida. E todas estas questões, mais que as aventuras passadas pelos heróis, deixaram-me completamente agarrada ao livro.

Temos também algumas surpresas agradáveis depois do final do livro anterior, e algumas finais também. Há pequenas insinuações que Drizzt poderá ter encontrado alguém que o compreenda e que goste dele mais do que como amigo, e isso é algo que eu gostaria de ver um pouco desenvolvido no próximo livro. Se bem que o que me parece é que será Regis a fazer com que os nosso amigos partam novamente numa aventura. Pelo menos é isso que o autor dá a entender no final do livro.

Um livro agradável de ler, tal como os anteriores. Irei aguardar que a Saída de Emergência publique mais algum para poder continuar a seguir estes heróis através das suas múltiplas aventuras, usando-as para se conhecerem uns aos outros e a si próprios cada vez mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário