domingo, 18 de agosto de 2013

Opinião - A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra

Ficha Técnica:
Autor: Robin Sloan
Título Original: Mr. Penumbra's 24-Hour Bookstore
Páginas: 287
Editor: Bertrand
ISBN: 9789722526791
Tradutor: Tânia Ganho

Sinopse:
A grande recessão fez com que Clay Jannon perdesse o seu emprego confortável, mas previsível, como web designer; contudo, a sorte, a pura curiosidade e a sua capacidade de subir e descer um escadote como um macaco permitem-lhe encontrar emprego no turno da noite da misteriosa Livraria Noite e Dia - gerida pelo não menos misterioso A. Penumbra. Após algumas noites de trabalho, os mistérios sucedem-se: a livraria tem pouquíssimos clientes, mas eles vêm repetidamente e parecem nunca comprar nada, limitando-se a «pedir emprestados» uns volumes obscuros dos recantos ainda mais obscuros da livraria, segundo um acordo com o excêntrico livreiro. Apesar dos avisos do seu novo patrão, Clay não resiste a analisar o comportamento dos seus clientes e a tentar descobrir de que tratam aqueles estranhos volumes e exatamente o que se passa nesta bizarra livraria. No entanto, os segredos que descobre (com a ajuda de uma namorada que trabalha na Google e um bando de amigos geeks e techies) vão muito além das paredes da Livraria Noite e Dia… um mistério tão vasto que só pode caber dentro de um livro!

Opinião:
A Livraria Noite e Dias do Senhor Penumbra é um livro um pouco estranho. É um livro que mistura o amor pelos livros e pelas tecnologias com a curiosidade natural do ser humano e também com as relações humanas. Para já bastou o título para me deixar cativa (e refiro-me ao título português). Acho que é de alguma ironia o facto de a livraria se chamar noite e dia e ser administrada por alguém chamado Penumbra. Afinal,na passagem entre o dia e a noite e vice-versa deparamo-nos sempre com um período de penumbra.

Achei a história em si um pouco estranha, talvez pela panóplia tão variada de personagens apresentados. Cada um com as suas características tão peculiares, são personagens que se poderia dizer completamente alucinadas nos seus nichos. E as descrições que o autor faz dos clientes que vão aparecendo na livraria são simplesmente deliciosas. Acho que não houve uma única personagem com a qual não tivesse sentido empatia, nem uma única que tenha achado desnecessária. Cada uma delas pareceu-me ser completamente vital para o desenvolvimento da narrativa. A maneira como o autor deixa que os personagens interajam entre si é também bastante natural, sendo que eu me conseguia ver a adoptar determinadas atitudes e pronunciar determinados discursos ao longo de toda a história.

Se há algo que também merece referência é a estratégia que o autor utilizou para fazer evoluir a história. Esta vai sedo construída sobre enigmas. Sendo que cada um leva ao seguinte e nós nunca nos conseguimos aperceber muito bem qual será o próximo enigma e como é que este poderá ser resolvido. A maneira como Sloan entrelaça o mundo físico do livro com o mundo digital é simplesmente deliciosa. Todos os enigmas giram à volta de livros e obrigam os personagens a um contacto directo com estes, no entanto estes procuram sempre as respostas para os problemas através das tecnologias. Dando ênfase ao Google. E por falar nisso tenho que admitir que foi delicioso ao longo de toda a narrativa ver pequenas referências a determinados elementos do nosso quotidiano tanto literário como tecnológico.

No entanto o que mais gostei no livro foi sem dúvida o final. Um final que nos revela qual o segredo da vida eterna e que está carregado de sentimento e significado.


P.S. - Mas a maior surpresa que tive em relação a este livro foi apagar as luzes e ele brilhar no escuro! Adorei!

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário