terça-feira, 20 de agosto de 2013

Opinião - O Estrangulador de Cater Street

Ficha Técnica:
Autor: Anne Perry
Título Original: The Cater Street Hangman
Páginas: 336
Editor: Asa
ISBN: 9789892323695
Tradutor: Mário Dias Correia

Sinopse:
O primeiro mistério do casal de detectives Charlotte e Thomas Pitt.

Enquanto as irmãs Ellison - Charlotte, Sarah e Emily - visitam amigos e tomam chá nos melhores salões londrinos, uma das suas criadas é brutalmente assassinada. Para Thomas Pitt, o jovem e pacato inspetor destacado para o caso, ninguém está acima de suspeita. A sua investigação na requintada casa da família Ellison vai provocar reações extremas: para uns, será de absoluto pânico; para outros, de deselegante curiosidade; para a jovem Charlotte será algo mais íntimo e empolgante. Algo capaz de levar Thomas a perder momentaneamente o seu instinto detetivesco e a andar com a cabeça nas nuvens. Mas sobre o casal pairam sombras impossíveis de ignorar: Charlotte é uma menina da sociedade e Thomas pertence à classe trabalhadora... e o assassino que atormenta as ruas da cidade continua à solta, implacável.

Opinião:
A função das sinopses é dar-nos uma ideia daquilo que se passa no livro de modo a conseguirmos identificar se este nos poderá agradar ou não. Infelizmente, muitas vezes, acontece que a sinopse possa ser ligeiramente enganadora ou confusa, tal como acontece neste caso. Quando livro pela primeira vez a sinopse fiquei a pensar "Mas afinal é um romance em que as mortes vêem estragar tudo ou é um policial em que vemos uma relação desenvolver-se?". Ainda bem que o segundo caso é aquele que se verifica, se não acho que teria ficado bastante desapontada.

A história vai-nos sendo contada através do ponto de vista de várias personagens, sendo todas da família de Charlotte, e através destas diferentes personagens que vamos ficando ao corrente daquilo que se está a passar. A família apercebe-se que estão a ocorrer mortes perto da sua habitação, mas como boa família que é não dá importância, até o desastre lhes vir bater à porta.

No geral gostei bastante dos diferentes personagens, a caracterização dos mesmos é boa e o facto de podermos ver o que lhes vai na cabeça é uma mais valia para nos sentirmos próximos deles e percebermos as suas atitudes. Cada uma das irmãs tem uma personalidade diferente e bem definida, dando dimensão à narrativa e tornando as suas interacções bastante interessantes. Charlotte é sem dúvida uma das personagens principais, e como tal é uma personagem marcante. Diz tudo aquilo que pensa e tem uma língua bastante afiada, sendo que não é o ideal de feminilidade procurado pelos homens daquela época. Já o Inspector Pitt, que supostamente teria também um papel principal aparece muito pouco e não conhecemos o que lhe vai na cabeça. Fiquei com pena e espero que esta situação seja alterada nos próximos livros, tendo em conta que este é basicamente um livro introdutório.

O ambiente criado pela autora é bastante convincente. Ao longo de todo o livro a autora mantém-nos a saltar de um suspeito para o outro, dando-lhes destaque, para em seguida os esquecer, voltando a eles mais à frente. Passei o livro a sentir-me completamente manipulada, de uma maneira positiva! Gostei bastante de ver representado o que o medo faz às pessoas, como afecta a capacidade das pessoas de agir normalmente e pensar, levando até que se destruam famílias. O final revelasse-nos aos poucos e só mesmo nas últimas páginas é que a autora nos vai dando algumas pists sobre quem pode ser o assassino. O final é repentino e inesperado, e o livro tem um final abrupto, que nos deixa a questionar-mo-nos se no próximo livro ainda vamos ouvir falar deste caso ou não. Só tive pena de não ter estado mais a par das investigações do Inspector Pitt.

Um livro que gostei bastante. Caso seja editado mais algum livro da autora vou, sem dúvida, lê-lo.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário