segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Opinião - O Peso da Fama

Ficha Técnica:
Autor: Tara Hyland
Título Original: Fallen Angels
Páginas: 464
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720045478
Tradutor: Isabel Alves

Sinopse:
Uma criança indesejada
São Francisco, 1958. Numa noite fria de dezembro, um bebé é deixado no Orfanato das Irmãs de Caridade, em Telegraph Hill.

Um enigmático suicídio
Um ano mais tarde, a famosa atriz Frances Fitzgerald decide pôr termo à vida. Correm vários rumores alegando que o marido, Maximilian Stanhope, um empresário abastado, sabe mais do que revela, mas nada é provado.

Um segredo terrível
Qual a relação entre estes dois acontecimentos? É essa a resposta que Cara, a filha de Frances, se predispõe a descobrir. Abandonada pela mãe aos sete anos, viveu uma infância ensombrada pelo sofrimento e pela perda. Mais tarde, encontra alguma realização a trabalhar como jornalista, porém, continua a debater-se com a falta de confiança que tem nos outros, e cada vez mais se convence de que descortinar o segredo por detrás da morte da mãe é a única forma de apaziguar os seus demónios. Irá a verdade destroçá-la ou serão inquebrantáveis os laços entre mãe e filha?

Opinião:
Pela sinopse o livro pode parecer que gira à volta do mistério que envolve os acontecimentos citados. Desenganem-se. O livro não é sobre os acontecimentos misteriosos descritos na sinopse, mas sim sobre a vida de duas mulheres, mãe e filha, e de como as atitudes e sonhos da primeira acabaram por moldar a vida da segunda.

Inicialmente começamos por conhecer Franny, pouco depois é-nos apresentada a relação entre Cara e Franny, e quando estas seguem rumos separados assim a história também segue direcções opostas, sendo que no final convergimos novamente para acontecimentos comuns. A história fala-nos basicamente da força dos sonhos, e como a obsessão em realizá-los leva a que nos tornemos pessoas egoístas. Franny decidiu tornar-se Frances Fitzegerald, e pelo caminha perdeu aquilo que de mais importante tinha na sua vida, Cara. Cara depois de ser afastada pela mãe passa por diversas provações, até que depois de muita luta se torna numa mulher independente e realizada, mas sem a capacidade de se entregar e amar alguém, devido ao abandono por parte da mãe.

Gostei bastante da maneira que a autora utilizou para contar a história, saltitando de Cara para Franny e vice-versa, mostrando como as atitudes de Franny acabaram por influenciar Cara. Gostei de perceber o que cada uma sentia relativamente à outra face aos mesmos acontecimentos. Principalmente no final, gostei da forma como a autora saltou entre o presente e o passado para nos explicar o que realmente aconteceu e que é mencionado na sinopse. As descrições da autora são bastante vividas e envolventes. Apesar de não aprovar as atitudes de Franny, ao longo de toda a sua jornada, a verdade é que a autora me fez percebê-las e eu não consegui sentir-me propriamente desapontada ou zangada com ela. A autora consegue cativar-nos com as suas personagens lutadoras e cheias de defeitos. Levando-nos a ficar comovidos por diversas vezes ao longo do livro. Posso dizer que por diversas vezes me vi com uma lágrima ao canto do olho.

Gostei bastante do final apresentado pela autora e da maneira como ela encaixou tudo e deu paz às suas personagens. Penso que a autora não poderia ter criado um cenário mais perfeito. Foi com agrado que segui Franny e Cara ao longo de toda a narrativa, vendo-as crescer e desenvolver-se nas pessoas que acabaram por se tornar. Um livro que aconselho vivamente.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário