quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Opinião - Traição

Ficha Técnica:
Autor: Gillian Shields
Título Original: Betrayal
Páginas: 296
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573454
Tradutor: Carlos Pereira

Sinopse:
Quando Evie Johnson entrou na Escola de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, a sua vida mudou de uma forma que não lhe teria sido possível prever: a descoberta da sua ligação a Lady Agnes, os laços especiais estabelecidos com Helen e Sarah e a sua irmandade nos espantosos segredos do Caminho Místico. Acima de tudo, o amor de Evie por Sebastian virou-lhe o mundo do avesso. Agora, Evie regressa a Wyldcliffe para outro período e mais perigo. Rodeada de inimigos, vive os dias com medo de que Sebastian caia nas trevas da servidão com os Senhores Invictos. O conclave de bruxas de Wyldcliffe conspira para destruir Evie e usar Sebastian para assegurar a sua própria imortalidade. Ela e as irmãs têm de dominar o poder do Talismã antes que seja demasiado tarde. Mas Sebastian não virá, em última instância, a trair Evie? Nesta continuação de Imortal, a magia e o romance arrebatador atravessam as fronteiras do tempo para gerar emoção e suspense de cortar a respiração.

Opinião:
Este livro começa pouco antes de o novo período em Wyldcliffe ter início. Ao longo do mesmo vamos ver Evie, Helen e Sarah a evoluírem no Caminho Místico ao mesmo tempo que tentam descobrir uma forma de aceder aos poderes do medalhão de Agnes de modo a poder ajudar Sebastian. Algumas personagens novas são apresentadas, mas nenhuma que tenha sido suficientemente desenvolvida ou que despertasse o interesse do leitor.

Foi um livro que de certa forma me impressionou. É essencialmente um livro juvenil, no entanto eu senti que as personagens até eram bastante maduras nas suas reflexões e maneira de estar. Ou seja, o livro não me deixou o tempo todo com comichões relativamente aos personagens. As únicas alturas em que me apercebia mais do teor juvenil do livro talvez fosse durante os diálogos. Mas penso que isso tenha mais a ver com a falta de jeito da autora para criar diálogos entre personagens.

Ao longo de todo o livro somos abordados pela obsessão de Evie em ajudar Sebastian, afinal é o seu verdadeiro amor, no entanto esta não é uma obsessão maçadora e irritante para o leitor. Vê-mos realmente que esta se preocupa com ele e que tudo o que faz é no sentido de o ajudar. Mas não é por isso que se torna numa pessoa tolinha e sem sentido das coisas. O livro tem também uma componente mais lamechas que nos é apresentada sob cartas escritas por Sebastian a Evie, que apesar do tom meloso não me fizeram revirar os olhos. As personagens de Helen a Sarah continuam muito iguais a si mesmas, a primeira uma pessoa mais racional e a segunda uma pessoa que está lá sempre para ajudar. É pena não termos um maior vislumbre do que se passa dentro da cabeça destas personagens, pois penso que seria bastante interessante verificar como diferentes personalidades lidam com os mesmos acontecimentos.

Existem alguns pontos menos positivos em relação ao livro, mas que não são de muita importância. Como por exemplo o facto de a autora ser um pouco óbvia quanto às suas intenções para o final do livro. Outro ponto que me deixou de pé atrás foi a inclusão de determinados elementos na história que penso não se encaixarem com o ambiente da história.

O final da história apesar de ser previsível surpreende, na medida em que por norma os autores arranjam sempre uma excepção qualquer para contornar determinadas situações. Neste caso isso não aconteceu, o que para mim conta como um ponto a favor para a autora. Contudo o facto de haver mais dois livros que se seguem a este deixa-me algo apreensiva. A história finalizou tudo o que basicamente haveria de importante para concluir. Tenho algum receio sobre em que é que a autora vai pegar para dar seguimento à história. Ao mesmo tempo sinto-me também um pouco curiosa pois os próximos livros vão ser contados pelo ponto de vista de Sarah e Helen.

Assim sendo vou aguardar que os próximos livros sejam editados. Seria bom que não demorassem muito tempo, pois infelizmente os contornos das histórias ao fim de algo tempo começam a esbater-se, o que é sempre uma pena

Sem comentários:

Enviar um comentário