segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Visita à Biblioteca do Convento de Mafra


Na passada sexta-feira, dia 06 de Setembro houve no Convento de Mafra um concerto, mais precisamente na biblioteca. Já não seria a primeira vez que eu visito o convento, e assim sendo já tive direito a dar uma vista de olhos na sua Biblioteca. Infelizmente, por norma, a biblioteca está fechada. Apenas a podemos ver da entrada, não podemos percorrer o corredor e maravilhar-mo-nos com os detalhes. No entanto, devido a o concerto que se realizou neste espaço (e aproveito para me gabar, pois o concerto foi em homenagem ao meu pai) e há necessidade de espaço, o primeiro trecho da Biblioteca foi aberto. Apesar de as estantes terem uma corda se segurança à sua frente, dava para apreciar com bastante detalhe as estantes, a arquitectura, dava até para ler as lombadas dos livros e tocar-lhes! Fiquei completamente assoberbada! Além de a Biblioteca ser linda, estive rodeada de livros com anos e anos de existência, pude maravilhar-me com os seus detalhes e sentir o seu cheiro. Pude ver o quão antigos eles são através do seu estado. Tudo em mim gritava para que me deixassem ali ficar o resto da minha vida a descobrir o que estava impresso naquelas páginas. Mesmo que fossem apenas genealogias! Só o prazer de desfolhar algo tão antigo e belo deve ser único. Tive ainda o prazer de ver os suportes que eram usados para segurarem os livros enquanto estes eram estudados.








Peço apenas desculpa pela fraca qualidade das fotos, mas foram tiradas com o meu telemóvel. No entanto acho que dá para perceber a magia do local.

2 comentários:

  1. Adorei ver as fotos! Lembro-me que vi esta biblioteca da entrada quando era miúda (muito novinha mesmo). Disse algo do género "Uau! Parece mesmo a da Bela e o Monstro!" e deixei todos os que ouviram a rir.
    Que sorte teres estado tão perto de tudo (e que orgulho, concerto em homenagem ao pai;)).
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi realmente de se perder a cabeça! E de perto é TÃO linda! Eu só dizia que não me importava de ir para lá catalogar livros de graça! Foi realmente uma noite mágica =)

      Eliminar