terça-feira, 15 de outubro de 2013

Opinião - A Dominadora

Ficha Técnica:
Autor: Ana C. Cruela
Páginas: 308
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892324456

Sinopse:
A história real de uma dominadora portuguesa. Ana tinha doze anos quando os pais a arrastaram para uma exposição em Coimbra. Queria ir para a praia, com os amigos, mas em vez disso descobriu-se no Palácio da Inquisição. A exposição, sobre instrumentos de tortura, mudou-lhe a vida para sempre. Enquanto desfilava entre cadeiras de pregos medievais, cordas, correntes e ganchos retorcidos, uma estranha excitação começou a apoderar-se dela: sentia-se em casa. Foi um momento de revelação. Tudo começava a fazer sentido para aquela adolescente que desde cedo tinha embarcado num mundo de fantasia ao contrário. Nas suas brincadeiras não havia príncipes nem princesas - os Ken eram tratados como escravos por Barbies implacáveis, que os amarravam e chicoteavam sem piedade. Ana cresceu a esconder esse segredo - e a enfrentar as humilhações dos colegas da escola, que não lhe perdoavam o excesso de peso. Mas no seu mundo privado, no reino do sado- masoquismo, começava ela a ditar as regras. Teve o primeiro encontro, o primeiro submisso, a primeira sessão de dominação. Aos poucos mergulhou nesse mundo paralelo, feito de encontros com sabor ilícito, candidatos a submissos, festas de BDSM. Ana, a discreta engenheira, emagrecera, perdera os medos, tinha agora outra vida e outro nome: era a Cruela, uma dominadora respeitada, poderosa.

Opinião:
Este é um livro estranho. Não consigo definir aquilo que sinto por ele ou qual a minha opinião acerca do mesmo. É um livro que não tem tanto um tom de história, mas sim mais de bibliografia, apesar de nem sempre esta nos ser apresentada de uma forma linear.

Se por um lado ao início não tinha qualquer interesse em apostar neste livro, neste momento não sinto que foi propriamente um desperdício de tempo. Acabei a gostar dele mais do que esperava. Não que isso queira dizer que o livro é algo de excepcional, simplesmente senti-me supreendida e isso é sempre bom. A história da autora é directa e sem fantasias. É uma abordagem mais real a um estilo de vida que hoje em dia está tão em voga. No entanto aqui não temos direito a um final feliz, a cenas embelezadas. Neste livro é-nos apenas apresentada a realidade tal como vivida pela protagonista. A escrita da autora adequa-se ao tipo de história que conta, simples e sem floreados.

Claro que se por um lado me senti surpreendida e agradada com a realidade apresentada por outro lado não pude deixar de me sentir algo chocada com tanta frieza e distanciamente em certas situações vividas pela autora. Não que já não tivesse lido cenas semelhantes em outros livros, mas naqueles sabia que havia de ficar tudo bem e que era uma fase "passageira", que haveria ali amor. Neste pequeno relato acerca do mundo BDSM não temos esta noção, não sabemos o que vai acontecer, isto é a realidade e como tal é inesperada e as situações parecem mais cruas, sem aquela aura de romantismo.

É um livro que neste momento não consigo decidir se o hei-de recomendar ou não.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário