sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Opinião - Prince of the Blood

Ficha Técnica:
Autor: Raymond E. Feist
Páginas: 396 (Paperback)
Editor: Voyager
ISBN: 0586071407

Sinopse:
Set twenty after the events in The Riftwar Saga, Prince of the Blood follows the intrigues and adventures that erupt when a group of powerful nobles attempt to overthrow the Empress of Kesh, bitterly dividing the Court. In the centre of the conflict are the two princes of Krondor, Boric and Erland. When Boric escapes and makes a desperate journey back to the court to warn of the traitors' plans - which, if they were succeed, would start a war that would tear the Empire apart.

From the author of the phenomenally successful novels in The Riftwar Saga comes a bold new tale of swashbuckling adventure in one of the most popular fantasy worlds ever created. Prince of the Blood is the classic, action-packed saga of conflict and love, magic and legend, from the master of epic fantasy

Opinião:
Quem me conhece aquando da edição do primeiro livro de Raymond E. Feist sabe que me senti extremamente desiludida com os dois primeiros livro, Mago - Aprendiz e Mago - Mestre. Houve um grande alvoroço em torno do autor e senti-me bastante defraudada. No entanto como tinha comprado a tetralogia toda em inglês correspondente a essa parte da história decidi arriscar, afinal não tinha nada a perder. A surpresa foi imediata! Passei a adorar o autor os personagens e as suas histórias. E passei também a recomendar o autor a quem me quisesse a ouvir. A pedir mais uma oportunidade aos leitores que por algum motivo se desinteressaram depois dos dois primeiros livros. Quando a Saída de Emergência decidiu lançar mais dois livros do autor, com os filhos de Arutha como personagens principais decidi adquirir os livros.

Infelizmente sinto-me um pouco triste ao finalizar o primeiro livro. Por algum motivo a história não me conseguiu cativar, os personagens não me conseguiram prender e arrastar-me para dentro dos seus dilemas. Desde o início que os príncipes gémeos me irritaram com a sua falta de visão e a sua arrogância, e apesar de durante a narrativa nos apercebermos que eles ficam mais moderados e maduros, não senti que fosse uma evolução digna de nota. Achei que basicamente continuavam a ser crianças ligeiramente crescidas. Relativamente aos outros personagens não senti que estes fossem desenvolvidos em profundidade. Achei-os bastante superficiais e incompletos, como se fossem unidimensionais. Principalmente o vilão achei-o fraco, as suas motivações, as suas acções, achei que apesar de tudo criavam pouco impacto na trama.

Uma vez mais parece então que voltei à estaca zero. O autor parece flutuar bastante na qualidade dos seus livros, sendo que os primeiros parecem ser mais fracos que os subsequentes. Este tipo de situações costuma ocorrer quando temos séries, o primeiro livro é sempre de introdução, no entanto sinto que com Feist a fraca qualidade dos seus livros iniciais não se prende propriamente com esta característica. Se bem que também não consigo indicar exactamente o que me aborrece. Só poderei indicar se vale a pena arriscar nesta série de dois livros após ler o segundo e verificar se compensa a perda de tempo do primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário