sábado, 23 de novembro de 2013

Opinião - O Voo do Corvo

Ficha Técnica:
Autor: Juliet Marillier
Título Original: Raven Flight
Páginas: 400
Editor: Planeta
ISBN: 9789896574505
Tradutor: Catarina F. Almeida

Sinopse:
Depois de concluir a sua longa e árdua viagem até à base dos Rebeldes em Shadowfell, Neryn tornou-se uma parte vital da rebelião contra o tirânico rei Keldec. Cada passo que dá no sentido de aperfeiçoar os seus dons e afirmar-se como uma Voz poderosa e única na sua geração leva-os mais perto da meta pretendida. Mas, primeiro, Neryn terá de procurar os Guardiões das quatro Vigias para completar o seu treino e o tempo escasseia. Entretanto, Flint, o espião rebelde por quem se apaixonou, foi de novo chamado à corte de Keldec. O laço que os une é tão forte que, mesmo à distância, se procuram em sonhos, partilhando momentos preciosos - ainda que inquietantes - da vida um do outro.

Os Rebeldes vêem com desconfiança este novo amor. Permitir que a emoção se sobreponha à lógica fria do movimento pode pôr tudo em risco. No fim, o amor poderá revelar-se a força motriz da esperança ou a brecha traiçoeira na armadura da rebelião.

Opinião:
E é sempre um prazer voltar a abrir um livro da Juliet Marillier. Após as descobertas efectuadas no livro anterior, Neryn tem agora que partir em busca dos Guardiões de forma a poder aprender o seu saber e tornar-se numa Voz competente, mas também sábia e moderada. Alguém capaz de trazer vantagens para o grupo rebelde.

Como seria de esperar as histórias da Juliet revelam-se sempre encantatórias. A partir do momento em que pegamos no livro torna-se difícil largá-lo até o terminarmos. Não só pela acção em si, mas também por causa das personagens tão reais e dos diálogos que nos fazem submergir na história. Se no livro passado ficámos a conhecer as personalidades de Neryn e Flint, neste livro há outros personagens que se destacam, nomeadamente Tali. Adorei conhecer melhor esta personagem, começar a desvendar o porquê de ela ser como é, aquilo que a move, descobrir as suas origens. Quanto a Neryn já gostava dela, e fiquei a gostar cada mais. Neryn é uma personagem de grandes emoções, que parece não ser forte o suficiente para levar a bom porto a tarefa que tem pela frente. Sente-se constantemente pressionada pelas suas responsabilidades e não tem a capacidade de se distanciar, estando constantemente angustiada com decisões que teve que tomar e que sabe poderá ter que voltar a tomar. Ao fim e ao cabo, ela não é uma guerreira. Contudo são estas mesmas características que a tornam tão forte, pois apesar de tudo ela não desiste. Apesar dos seus fardos ela continua a fazer o que lhe pedem e aprende que tudo tem o seu curso. Outro ponto a favor da narrativa é o de conhecermos o passado de mais rebeldes e também de começarmos a conhecer os Guardiões. Gostei especialmente da velha Bruxa das Ilhas, com os seus testes e língua afiada. Fiquei no entanto triste por não ter visto mais de Flint.

A imaginação que a autora teve para criar tantos seres diferentes, atribuir-lhes nomes, características e personalidades distintas que se adequam aos seus nomes e papéis leva-nos a ficar completamente abismados com toda a panóplia de seres. E muitos mais estarão por vir, pois ainda falta a Neryn encontrar pelo menos um Guardião.

A nível da história adorei os acontecimentos do livro. Acho que a autora lhes imprimiu um bom ritmo e não houve aquela sensação de que a autora está simplesmente a adiar. Sentimos que tudo o que está a acontecer é necessário e preciso para que a história chegue a bom porto. Houve talvez uma parte que achei um pouco precipitada, que foi o conhecimento que Neryn aprendeu com o Lorde do Norte, acho que poderíamos ter visto um pouco mais dos testes e dos saberes transmitidos, tal como aconteceu com a velha Bruxa das Ilhas. No entanto o que mais gostei foi sem dúvida os pequenos momentos que a autora está constantemente a criar e que nos levam a ficar com um sorriso no canto da boca. Por norma são acções, palavras, coisas simples, mas que no contexto têm uma grande capacidade para nos emocionarem.

É um livro que recomendo, porque simplesmente o adorei. Contudo no final fiquei com a sensação que faltava ali algo. Pode ser simplesmente porque gostava de poder ler da autora algo num registo um pouco mais adulto. No entanto parece que esse meu desejo vai ser satisfeito na próxima série de livros que a autora vai editar: Blackthorn and Grim.

Sem comentários:

Enviar um comentário