sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Opinião - Crime de Luxo

Ficha Técnica:
Autor: Ngaio Marsh
Título Original: Death in a White Tie
Páginas: 376
Editor: ASA
ISBN: 9789892324494
Tradutor: Salvador Guerra

Sinopse:
As jovens debutantes suspiram, ansiosas. As mães casamenteiras planeiam minuciosamente cada lanche, baile e jantar. Em Londres, uma nova temporada está prestes a começar. Mas por detrás de tão enérgica atividade, a alta sociedade está a ser vítima de um crime tão abjeto quanto silencioso. Alguém está a chantagear as mais notáveis famílias da cidade… e essa pessoa também planeia cuidadosamente todos os seus passos. O inspetor-chefe Roderick Alleyn, ele próprio um aristocrata, move-se suficientemente bem naquele meio para perceber que algo de estranho se passa. Encontrou, até, o aliado perfeito. O seu amigo Lorde Robert Gospell aceitou misturar prazer e dever num dos bailes mais aguardados do ano. E para mal dos seus pecados, o bom lorde descobriu o culpado…

Opinião:
Crime de Luxo faz parte da Chancela Crime à Hora do Chá e é o terceiro livro publicado. Li os dois anteriores e gostei deles. Até agora são todos de autores diferentes, e eram os primeiros da sua série. Isso não acontece com este livro. O que me deixou extremamente triste e desconfortável. Se normalmente os policiais não têm propriamente uma ligação entre si e dá para lermos as diferentes histórias em separado, pois cada uma tem o seu princípio, meio e fim, a verdade é que neste caso senti que fazia diferença não ter lido os livros anteriores. Desde o início do livro que senti que havia uma evolução do personagem principal, até àquele caso, que tinha perdido. Principalmente no que tem a ver com a parte romântica do livro. Mas mesmo fora disso senti que me faltava o conhecimento de como se tinham formado determinadas relações, ou de como a investigação do inspector funcionava, pois há certas coisas que ele pensa, diz ou faz e que provavelmente há um motivo para que assim seja. Só que nós não o conseguimos apreender pois não temos os conhecimentos dos livros anteriores.

Tirando esta pequena situação gostei bastante do livro. Não sou propriamente uma entendida em policiais, mas tenho tentado mudar um pouco essa situação e tenho vindo a ler mais livros desse género. Esta colecção, Crime à Hora do Chá, tem-se mostrado uma boa aposta, pois tem-me dado a conhecer autores que são bons naquilo que fazem. Achei que as personagens estavam bem construídas, com personalidades bastantes distintas (a maior parte delas algo loucas). Gostei também da maneira como o inspector conduz a sua investigação, pegando em pequenos pormenores para descobrir novas pistas e também levando a que os entrevistados revelem os seus segredos ludibriando-os ou levando-os ao ponto de ruptura.

Gostei bastante da linguagem da autora, mais arcaica e trabalhada. Insere-se bem no espaço-tempo da história, o que a torna mais rica. Vê-se que a autora teve cuidado ao criar o ambiente, fazendo uma pesquisa para que tudo se inserisse e sem que ocorram disparidades. A maneira como a autora encadeia os acontecimentos e salta de uma ideia para outra torna a narrativa fluída e prende o leitor. Levando a que este comece a juntar as peças ao mesmo tempo que o detective, sem no entanto ter a certeza se aquilo que está a pensar é ou não correcto. O facto de toda a acção se passar em apenas dois dias contribui também para o ritmo acelerado da investigação e ajuda a que o leitor fique completamente siderado. O desenlace de todo o mistério foi escrito com mestria. Para finalizar tenho que salientar que cada capítulo tem um título. Não sei explicar porquê, mas a verdade é que adorei esses título e achei-os de certo modo hilariantes.

Uma autora que recomendo. Vou ficar a aguardar esperançada que publiquem os livros anteriores, e desta vez que comecem pelo primeiro!
(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário