quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Opinião - Delirium

Ficha Técnica:
Autor: Lauren Oliver
Páginas: 401 (Kindle edition)
Editor: HarperCollins
ASIN: B00A9V2JSG

Sinopse:
Lena Haloway is content in her safe, government-managed society. She feels (mostly) relaxed about the future in which her husband and career will be decided, and looks forward to turning 18, when she’ll be cured of deliria, a.k.a. love. She tries not to think about her mother’s suicide (her last words to Lena were a forbidden “I love you”) or the supposed “Invalid” community made up of the uncured just beyond her Portland, Maine, border. There’s no real point—she believes her government knows how to best protect its people, and should do so at any cost. But 95 days before her cure, Lena meets Alex, a confident and mysterious young man who makes her heart flutter and her skin turn red-hot. As their romance blossoms, Lena begins to doubt the intentions of those in power, and fears that her world will turn gray should she submit to the procedure. In this powerful and beautifully written novel, Lauren Oliver, the bestselling author of Before I Fall, throws readers into a tightly controlled society where options don’t exist, and shows not only the lengths one will go for a chance at freedom, but also the true meaning of sacrifice.

Opinião:
Na altura em que este livro saiu fiquei bastante curiosa com a premissa do mesmo, o facto de o amor ser uma doença. Após anos e anos de incontáveis guerras e problemas foi arranjada uma cura para esta doença e pelo menos a nível dos Estados Unidos da América toda a gente é obrigada a ser operada para ficar impedido de ser contagiado. Existem no entanto pessoas para as quais a cura não resulta e existem ainda outras que vivem foram das cidades consideradas pelo estado, que vivem na zona selvagem.

Interessante correcto? Pois, também achava. No entanto o livro deixa bastante a desejar. A escrita da autora é simples, e se por vezes esta é uma característica que traz vantagens para o livro neste caso essa vantagem não se aplica. A nível das personagens, e falando no geral, achei-as bastante simples. Não é que não se note um esforço da autora para que estas sejam credíveis, com as suas acções a acompanhar a sua "história de vida". Todas as atitudes da Lena perante o amor e perante a operação que se avizinha são bastante racionais e compreensíveis, como também são compreensíveis as atitudes da Hanna, tendo em conta o que se avizinha. Mas se calhar é esse o problema, tudo se encaixa perfeitamente no mundo da autora, não houve propriamente algo na atitude dos personagens que me surpreendesse.
Para mim a única personagem que talvez se tenha safado foi o Alex. Ele é fofo e querido e faz tudo pela Lena, mas aquele amor à primeira vista buliu-me um pouco com os nervos. Achei toda a história muito flat e de repente a autora atira-nos com aquele final. Toda a gente já estava à espera que algo trágico acontecesse, mas não houve aquela linha de acontecimentos que nos leva ao limite, ao prender a respiração, ao clímax. Simplesmente apareceu ali, caído do nada.

Sinceramente não sei se vou prosseguir com a saga ou se fico por aqui. Não me sinto minimamente conectada com os personagens, não me sinto excitada/nervosa/na expectativa com aquele final. Nem por um segundo estive naquele local de: "Oh meu Deus, tenho que ler já o livro a seguir!" (se é que me entendem).

É uma leitura que talvez seja interessante para quem gosta de Literatura Young Adult, mas para quem apenas gosta/perde tempo com um bom livro Young Adult com personagens fortes e uma história consistente há por aí muitas oportunidades. Não vale a pena perder tempo com este livro. Este é sem dúvida um dos livros mais fraquinhos que li, principalmente dentro das agora na moda distopias.

Sem comentários:

Enviar um comentário