sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Opinião - Luz e Sombra

Ficha Técnica:
Autor: Leigh Bardugo
Título Original: Shadow and Bone
Páginas: 312
Editor: ASA
ISBN: 9789892324852
Tradutor: Raquel Dutra Lopes

Sinopse:
Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.

Opinião:
Ouvi falar tanto deste livro e tão bem! A maior parte das pessoas tecia-lhe louvores inimagináveis. Talvez tenha sido esse o meu erro. Ouvir falar tanto do livro. Neste momento sinto-me desiludida e não consigo perceber o que é que cativa tanto as pessoas. Certo, o conceito dos Grisha é interessante, o Não-Mar é completamente aterrador e bem conseguido, a premissa da história é convincente a desperta a curiosidade no leitor, mas senti que os personagens deixavam a desejar.

Não senti uma afinidade por aí adiante com a Alina ou com o Maly. Como personagens não me conseguiram cativar, não sei explicar porquê, mas não me senti atráida pelos mesmos. Achei a Alina um pouco tontinha e tapadinha e o Maly um totó por levar tanto tempo a revelar os seus sentimentos. O único personagem que me conseguiu cativar foi definitivamente o Darkling. De tudo o que ouvi dizer, este foi o único ponto que foi de encontro às minhas expectativas. É um personagem completamente sedutor, manipulador e ao mesmo tempo encantador. Com uma inteligência que raia a loucura. E só mesmo no final é que nos apercebemos disso, quando o facto nos é completamente esfregado na cara por uma das outras personagens.

A nível da narrativa a escrita da autora é simples e os diálogos estão bem conseguidos. Mas não houve nada em específico na escrita da autora que me tenha feito ficar fã. Posso dizer que li o livro à pouco tempo e apesar de me lembrar da premissa e da ideia geral do livro não me recordo assim de tantos pormenores.

Espero sinceramente que o próximo livro seja melhor e que eu não me deixe influenciar por aquilo que as pessoas dizem. É uma leitura que tem os seus méritos, mas não é algo de extraordinário.
(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário