quarta-feira, 16 de abril de 2014

Opinião - The Duff (Designated Ugly Fat Friend)

Ficha Técnica:
Autor: Kody Keplinger
Páginas: 300 (Kindle Edition)
Editor: Poppy
ASIN: B004P1J20E

Sinopse:
Seventeen-year-old Bianca Piper is cynical and loyal, and she doesn’t think she’s the prettiest of her friends by a long shot. She’s also way too smart to fall for the charms of man-slut and slimy school hottie Wesley Rush. In fact, Bianca hates him. And when he nicknames her “Duffy,” she throws her Coke in his face.

But things aren’t so great at home right now. Desperate for a distraction, Bianca ends up kissing Wesley. And likes it. Eager for escape, she throws herself into a closeted enemies-with-benefits relationship with Wesley.

Until it all goes horribly awry. It turns out that Wesley isn’t such a bad listener, and his life is pretty screwed up, too. Suddenly Bianca realizes with absolute horror that she’s falling for the guy she thought she hated more than anyone.

Opinião:
Adorei! Este foi um daqueles livros sobre o qual tinha um bom pressentimento, mas nunca pensei que viesse a gostar tanto dele como gostei.

Basicamente Bianca tem duas melhores amigas maravilhosas e apesar da ausência da mãe as coisas até não estão más em casa. No entanto de um momento para o outro tudo começa a descarrilar, e é aqui que entre em cena Wesley, o rapaz que Bianca mais detesta. Bianca é completamente cínica, não tem papas na língua, não apára golpes de ninguém e não acredita na maior parte das idiotices que os adolescentes de 17 anos acreditam. E é por todas essas razões que B odeia Wesley, ele representa tudo aquilo que ela detesta nos jovens, além de que (nas palavras dela) ele "fode tudo o que tenha pernas".

No entanto ao longo da narrativa começamos a ver que as coisas não são bem como parecem. Todos nós tentamos fugir de algo na nossa vida, e arranjamos maneiras de ter pequenos momentos de acalmia. No caso da maior parte dos jovens de hoje em dia muitas vezes o sexo é usado como escape para os problemas do dia a dia, e acaba por ser isso mesmo que B e Wesley encontram um no outro, um escape para tudo aquilo que corre mal nas suas vidas. Não digo que o sexo seja solução, mas compreendo o que eles procuram alcançar através do acto em si. Apesar de Bianca ao início tratar as pessoas que têm relações sexuais com várias pessoas como lixo acaba por se aperceber do quão hipócrita está a ser e começa a perceber que não sabe o que se passa na vida de quem a rodeia para que elas tomem determinadas atitudes. Gostei bastante de ver B a ganhar a percepção de determinadas verdades, sem no entanto perder a sua personalidade encantadora que dá vontade a qualquer pessoa normal de lhe apertar o pescoço. Quanto ao Wesley, ele tem o seu encanto, e aos poucos começa também a revelar-se uma pessoa diferente daquilo que nos é apresentado ao início. gostei de ir descobrindo as diferentes facetas deste personagem no decorrer do livro. Bem como consigo perceber perfeitamente como é que ambos se acabaram por um pelo outro.

Mais do que uma "história de amor", este livro é interessante pelo modo como aborda determinadas situações que cada vez mais vemos nos jovens de hoje em dia. Foi um livro que me aqueceu o coração e me fez gostar um pouco mais desta autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário