sábado, 31 de maio de 2014

Opinião - A Estação dos Ossos

Ficha Técnica:
Autor: Samantha Shannon
Título Original: The Bone Season
Páginas: 496
Editor: Clube do Autor
ISBN: Casa das Letras
Tradutor: Fátima Andrade

Sinopse:
2059. Paige Mahoney tem dezanove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente - e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples facto de respirar. Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford - uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer

Opinião:
E mais um livro sobre o qual muito se falou. Cada vez parece ser mais fácil criar histeria à volta de um livro sem que ele tenha propriamente nada de especial. Começo a pensar que cada vez mais os leitores emprenham pelos ouvidos, que não têm critérios. Parece que tudo o que é editado ultimamente é excelente e de certo modo isto começa a fazer com que seja difícil perceber as leituras que realmente valem a pena. Com isto não quero dizer que este livro seja mau, não é. É bom, mas não consigo lê-lo e justificar aquilo que ouvi falar do mesmo.

De qualquer modo, este livro conta a história de Paige, uma rapariga capaz de tocar e caminhar no Éter, sendo que o nome que se dá a esta habilidade é Caminhante. A história passa-se num mundo onde as pessoas que conseguem tocar o Éter são consideradas aberrações e por sido são perseguidas e torturadas. Paige tem uma vida relativamente segura, até que um pequeno incidente leva a que seja presa e transportada para um local onde vai ser entregue a seres que podemos considerar "aliens", afinal não vêm do nosso planeta.

Gostei do modo como a autora apresenta a narrativa e dos conceitos criados. Gostei de saber dos diferentes tipos de clarividentes. que existem e quais as suas características. Achei que a autora se esforçou por construir um mundo plausível tendo em conta o pouco que se possa conhecer do tema. O passo que a autora imprime à narrativa está bastante inteligente, pois agarra o leitor do início ao fim, mal se dá pelo virar as páginas e já estamos a acabar o livro. Há tanta coisa a acontecer a todo o momento, descobertas a serem feitas, laços a serem criados e desfeitos.

A nível de personagens gostei daquelas que a autora apresentou, tendo sido de uma forma mais aprofundada ou não. Paige é uma personagem com muitas camadas a serem descobertas, mas acima de tudo é uma lutadora e de certa forma uma heroína e uma líder. É alguém que seríamos capaz de seguir, alguém por quem estamos a torcer durante todo o livro. Mas provavelmente o personagem que mais acaba por marcar é Warren. Ele é misterioso, não se sabe muito bem o porquê das atitudes dele, mas dá para perceber que ele realmente se preocupa com a Paige e que só a quer ajudar. Aos poucos e poucos ele vai-se mostrando e vai-nos dando informação vital para o perceber e desenrolar da narrativa. Gostei bastante das personagens secundárias, e houve algumas que me deixaram bastante intrigada. Espero vir a saber mais delas no próximo livro. Quanto à vilã, a Refaíta é completamente psicopática, até eu tinha vontade de lhe dar com qualquer coisa na cabeça, mas acho que não foi desta que nos livrámos dela.

Algo de que gostei muito no livro foi o modo como a autora desenvolveu a relação entre o Warren e a Paige, o modo como ela o odeia, mas ao mesmo tempo não é capaz de o deixar morrer. O modo como aos poucos ele consegue infiltrar-se nos pensamentos dela, tornando-se o seu confidente, ajudando-a sempre que ela precisa. O modo como ela o protege sempre que tem essa possibilidade, como aprende a confiar nele quando confiar é das coisas que mais a assusta. E como tudo isso desabrocha em algo que provavelmente se vai tornar um romance que nos vai partir o coração. Basicamente adorei o modo como a autora foi construindo a relação entre estes dois personagens de um modo tão discreto e delicado que não damos pelas mudanças que estão a acontecer.

Infelizmente tenho que confessar que houve algo que me deixou insatisfeita neste livro. Durante toda a leitura tive uma sensação de aviso, de que me faltava algo. Contudo não consigo dizer exactamente o quê. Espero sinceramente que no próximo livro esta sensação se desvaneça.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário