quarta-feira, 18 de junho de 2014

Opinião - A Imperatriz Viúva Cixi, a Concubina Que Mudou a China

Ficha Técnica:
Autor: Jung Chang
Título Original: Empress Dowager Cixi: The Concubine Who Launched Modern China
Páginas: 520
Editor: Quetzal
ISBN: 9789897221552
Tradutor: Lucília Filipe

Sinopse:
Cixi, a imperatriz viúva (1835-1908) é a mulher mais importante da História da China. Governou a China durante décadas e trouxe um império medieval até aos tempos modernos. Durante uma seleção para consortes reais levada a cabo em todo o reino, Cixi foi escolhida com dezasseis anos para ser uma das inúmeras concubinas do imperador. Ascendendo de uma das mais baixas categorias de concubinato, após a morte do imperador, Cixi tomou o trono aos regentes que haviam sido nomeados por ele, chamando a si a governação da China. Cixi reinou através de tempos historicamente conturbados e de grandes crises internas e externas, e transformou profundamente o país, desenvolvendo todos os setores e infraestruturas necessários a um Estado moderno: indústria, caminhos de ferro, eletricidade e comunicações. Mas desempenhou também um papel importante em reformas sociais que aboliram, por exemplo, práticas de extrema crueldade, como a morte através dos mil cortes ou a tradição de ligar os pés das mulheres.


Opinião:
Desde já admito que não sou muito apreciadora de livros históricos ou biográficos. Este é uma espécie de dois. Conta-nos a história de Cixi, uma concubina chinesa que se tornou a força mais importante do Império durante os anos em que viveu. A sinopse do livro deixou-me bastante curiosa para acerca da história de vida desta mulher.

Não há muito que eu possa contar acerca da história e que já não esteja na sinopse. É difícil resumir a vida desta pessoa tão importante em tão poucas palavras. Gostei muito de ficar a conhecer um pouco da história da China, mas mais que isso gostei de ficar a conhecer esta mulher em particular. Cixi não era perfeita. Cometeu muitos erros durante a sua vida devido à sede de vingança ou ao facto que prezar a liberdade acima de tudo. No entanto soube também reconhecer esses erros e fazer de tudo para os corrigir. Foi uma pessoa extremamente importante para a China num período de tempo em que as mulheres não tinham o direito de ser ouvidas. Não só ela governou por punho próprio, como governou ainda através do diversos governadores que se sentaram no trono enquanto estava viva. Foi uma personagem histórica que apesar de todas as más línguas que diziam que a culpa de tudo o que de mau acontecia ser sua não se deixou abater e lutou sempre para que o país evoluísse.

Cixi foi capaz de ganhar o respeito da maior parte do povo e também de várias pessoas importantes devido às reformas que quis implementar de modo a facilitar a vida do seu povo e tornando-o mais unido. Foi alguém tão importante que mesmo na altura em que não esteve com o posto de governante as pessoas pediam o seu concelho e tentavam agradá-la. As pessoas pretendiam que fosse ela a governar pois confiavam que ela conseguiria ajudar e salvar o povo.

Tenho que confessar que devido ao facto de Cixi ter tido uma vida relativamente longa e ter passado por muitas coisas em certas alturas a leitura se tornava mais lenta. Afinal de cotas este é um livro recheado de informações e com um tom bastante sério e histórico. No entanto durante toda a narrativa não deixei de apreciar o livro.

Esta é uma leitura que recomendo. Uma mulher que merece ser conhecida e reconhecida.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário