domingo, 27 de julho de 2014

Opinião - Príncipe Mecânico

Ficha Técnica:
Autor: Cassandra Clare
Título Original: Clockwork Prince
Páginas: 368
Editor: Planeta
ISBN: 9789896573546
Tradutor: Alice Rocha

Sinopse:
No submundo mágico da Londres vitoriana, Tessa Gray encontrou por fim a segurança com os Caçadores de Sombras. Mas esta torna-se efémera quando forças desonestas na Clave se revelam para destruir a sua protectora, Charlotte, e substituí-la como chefe do Instituto. Se Charlotte perder a sua posição, Tessa será posta na rua - e presa fácil para o misterioso Magister, que deseja usar os poderes de Tessa para os seus fins obscuros.

Com a ajuda do bonito e autodestrutivo Will e do devotado e dedicado Jem, Tessa descobre que a guerra do Magister contra os Caçadores de Sombras é pessoal. Ele culpa-os de uma tragédia íntima que lhe destruiu a vida. Para desvendar os segredos do passado, o trio viaja através das névoas do Yorkshire para uma mansão que contém horrores indizíveis, dos bairros-de-lata de Londres para um salão de baile encantado, onde Tessa descobre que a verdade sobre a sua paternidade é mais sinistra do que alguma vez imaginou. Quando encontra um demónio mecânico com um aviso de Will, apercebe-se que o Magister sabe de todos os seus movimentos… e que um deles os traiu.

Tessa descobre que o seu coração está cada vez mais atraído por Jem, apesar do seu anseio por Will e dos sombrios estados de alma que continuam a abalar a sua confi ança. Mas algo está a mudar em Will… a parede que construiu à sua volta desmorona-se. Conseguirá o Magister libertar Will dos seus segredos e dar a Tessa as respostas sobre quem é e para que nasceu? A verdade leva os amigos para o perigo, e Tessa descobre que quando o amor e mentiras se misturam podem corromper até o coração mais puro.


Opinião:
Quando li o primeiro livro desta trilogia senti-me algo desapontada. Ainda tinha muito presente a trilogia original dos Caçadores de Sombras e tudo me parecia algo insípido. Na verdade tudo me parecia bastante semelhante. Uma alminha que não sabe o que é e que vem a descobri-lo porque acontece algo com um familiar (Clary/Tessa), dois rapazinhos com personalidades bastante diferentes que estão perdidos de amores pela protagonista (Jace/Will e Jem/Simon), e uma ou outra personagem super irritante (Jess/Isabelle). Mas não foram só as personagens que me irritaram, o enredo também me pareceu muito semelhante ao anterior, o que me fez achar o livro mediano.

Neste livro consegui distanciar-me de alguns destes problemas. Já consigo ver os protagonistas pelo que são. Prefiro pensar que no caso do Will a má disposição e o azar corre na família Herondale, quanto ao Jem e à Tessa tento simplesmente não pensar muito nos seus correspondentes do futuro. Esta táctica tem estado a resultar, até porque posso dizer que gostei um pouco mais do livro do que o anterior.

Gostei de ver como a Tessa vai evoluindo, bem como outras personagens secundárias (Sophie), e também a relação da Tessa com o Jem. Esta passou de uma amizade para amor. Se bem que o amor que a Tessa sente pelo Jem seja diferente do que sente pelo Will. a trilogia ainda não chegou ao fim, e ainda podem acontecer reviravoltas neste triângulo amoroso, mas preferia que a Tessa ficasse com o Will. Afinal a minha onda é mais Bad Boys. Acho-os mais desafiantes e cativantes. 

A forma como a autora vai-nos transmitindo pequenas informações acerca dos planos do Mortimer, ou do que é a Tessa deixa o leitor preso à história e ávido por saber mais. Gostei de saber mais acerca do passado do Will. Ver como e porque se tornou como é "hoje em dia". Adorei ver uma vez mais o Magnus em acção. Aquele Warlock é simplesmente algo do outro mundo. Cada vez que ele entra em cena é difícil não ficar com um sorriso na cara.

Falta apenas um livro para o final da trilogia e estou bastante curiosa para saber qual o plano real do Mortimer, qual a necessidade que ele tem da Tessa e o que vai acontecer ao Jem. A verdade é que ele está cada vez pior, e a autora aproveita isso para nos fazer pensar em determinadas situações e questões que se colocam quando estamos prestes a perder um ente querido.

Um livro que me agradou mais do que o anterior. Espero sinceramente que o próximo seja ainda melhor. 

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

1 comentário:

  1. O próximo é brutal! Mas mesmo muito bom. Vou estar atenta para ver se gostaste. No conjunto, eu achei esta trilogia maravilhosa :)

    ResponderEliminar