quarta-feira, 2 de julho de 2014

Opinião - A Redenção de Gabriel

Ficha Técnica:
Autor: Sylvain Reynard
Título Original: Gabriel's Redemption
Páginas: 480
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789897100802
Tradutor: Ester Cortegano e Patrícia Xavier

Sinopse:
O professor Gabriel Emerson abandonou o seu cargo na Universidade de Toronto e está prestes a iniciar uma nova vida com a sua amada Julianne. Está confiante de que ambos poderão enfrentar qualquer desafio. E está desejoso de se tornar pai. Mas a licenciatura de Julianne ameaça os planos de Gabriel que a vê subjugada pelas pressões de estudante.

Quando é concedida a Julianne a honra de fazer uma apresentação académica em Oxford, começam a formar-se nuvens negras sobre o casal. E em Oxford, um velho inimigo está disposto a tudo para humilhar Julia e expor um dos segredos mais negros de Gabriel. Numa tentativa de confrontar os seus últimos demónios, Gabriel procura descobrir mais sobre as suas origens, iniciando uma série de eventos que terão um enorme impacto em si, em Julianne e na sua esperança de formar uma família. Conseguirá ele redimir-se do passado e obter a paz e felicidade que tanto deseja?


Opinião:
Se bem que inicialmente esta triloga foi apresentada como erótica a verdade é que neste último livro ela passa de erótica para um simples romance. Não deixa de haver sexo, isso é garantido. No entanto este deixa de ter um papel tão proeminente, e isso nota-se no pouco detalhe dado aos ditos momentos. A autora tenta transmitir a relação dos personagens depois do casamento e os problemas que Gabriel ainda tem por resolver relativamente ao seu passado. Todos estes problemas e dilemas acabam por ressurgir devido ao facto de querer vir a ser pai.

Posso dizer que o livro serve o seu propósito, considerando-o como um simples romance ele não deixa de ser satisfatório para mim enquanto leitora. No geral gostei de como a autora foi abordando os problemas dos personagens enquanto casal casado, as cedências que ambos tiveram que aprender a fazer para conseguirem viver em harmonia. Há pequenos momentos durante o desenvolver da história em que as coisas poderiam ter corrido mal. Por um lado estamos habituados a que haja uma separação por parte dos protagonistas a dado momento, sendo que a autora conseguiu de fugir a esse cliché. Mas por outro não senti que houvesse nada de especial no livro ou que ele trouxesse algo de novo. Todos os problemas são resolvidos rapidamente, o que faz com que o leitor sinta que na realidade é tudo um mar de rosas. Ao longo da leitura não houve um único momento em que me sentisse agitada ou preocupada com o que poderia vir a acontecer. E isso fez-me sentir um pouco desiludida.

Gostei do facto de a autora se ir focando em diferentes personagens secundários ao longo da narrativa e ir fechando as suas histórias, para o bem ou para o mal. Quase todas tiveram, para mim, um final satisfatório, menos o Simon. Não sei, estava à espera de algo mais. Sei que o jovem foi uma besta, mas descobrir o verdadeiro amor foi algo de bom que lhe aconteceu e que o mudou, tal como mudou o Gabriel. Se ele teve uma segunda oportunidade porque é que o Simon também não a pôde ter?

Outra coisa que gostei no livro e que não me lembro de acontecer nos anteriores são os parênteses que aparecem em determinadas situações. Como se o autor estivesse a fazer à partes acerca da história que está a contar. Estes parênteses fizeram-me rir ao longo de toda a narrativa. São simplesmente geniais!

É um livro agradável, mas não o vejo como um final de trilogia. Talvez mais como um complemento aos dois livros já editados. Se não fosse este o meu pensamento com certeza iria achar um fecho de trilogia algo medíocre. Sem com isto querer dizer que não gostei do livro. Na verdade até gostei mais do que estaria à espera.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário