sábado, 30 de agosto de 2014

Opinião - Histórias dos Sete Reinos

Ficha Técnica:
Autor: George R. R. Martin
Título Original: A Knight of the Seven Kingdoms
Páginas: 336
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896376420
Tradutor: Jorge Candeias

Sinopse:
Nos últimos dias do reinado do Rei Daeron, com os Sete Reinos em paz e a dinastia real Targaryen no seu apogeu, conhecemos a história de um jovem escudeiro de nome Dunk que parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros. Mas ele desconhecia que o destino pode pregar estranhas partidas e que o caminho para a honra e nobreza em Westeros está ladeado não só de perigos, mas também de amizade e coragem. Quando conhece Egg, um rapaz misterioso e inteligente, mal sabe que os laços estreitos que forma com ele irão mudar a sua vida para sempre. Com Histórias dos Sete Reinos George R. R. Martin transportar-nos para o mundo fascinante e repleto de intrigas de Westeros, com a mesma mestria com que escreveu a sua obra-prima: A Guerra dos Tronos.


Opinião:
Para mim é sempre mais complicado dar opinião acerca de um conto ou um livro de contos do que acerca de um livro "por inteiro". Histórias dos Sete Reinos não é diferente. Aqui são-nos apresentados os três contos já existentes sobre Dunk e Egg passados nas terras dos Sete Reinos algum tempo antes dos eventos narrados nos livros As Crónicas de Gelo e Fogo.

Gostei de ver um reino diferente daquele que nos foi apresentado como "actualidade". Apesar de ser evidente que nem tudo está bem no reino é evidente que de certa forma as coisas estão algo estáveis e que os Targaryen ainda são uma família poderosa. É impossível ficar imune às descrições de como Westeros era nesta altura e impossível não nos sentirmos atraídos pelo poder dos Targaryen e pelas descrições da beleza que o autor faz dos mesmos. 

Nestes contos são-nos apresentados homens de valor. Dunk apesar de ter uma cabeça dura como uma muralha e ser um pouco totó, tem um sentido de responsabilidade imenso, e daquilo que é certo e errado. É ele que vai de certa forma educar Egg e provavelmente levá-lo a tornar-se num rei Targaryen justo e sensato. Acho que Dunk ainda tem muito para mostrar ao leitor e Egg tem muito para aprender com este personagem tão simples e ao mesmo tempo tão complexo. Não posso deixar de referir os personagens secundários. Desde Baleon, passando por Maekar, pelos filhos respectivos, e por pequenos Senhores e Senhoras, todos eles mostram qualidade imensas e defeitos igualmente imensos. Mas são em todos os aspectos personagens notáveis que nos deixam completamente cativados.

Gostei de ver o "desabrochar" de Egg no último conto e espero sinceramente ver mais deste personagem extraordinário, e da pessoa em que ele se vai tornar.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário