sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Opinião - Papisa Joana

Ficha Técnica:
Autor: Emmanuel Rhoides, Lawrence Durrell
Título Original: Πάπισσα Ιωάννα
Páginas: 160
Editor: Guerra & Paz
ISBN: 9789897020179
Tradutor: Mário Avelar

Sinopse:
Esta é a marcante e insólita história de uma jovem mulher que viaja por toda a Europa do século IX disfarçada de monge e que acaba a comandar os destinos da cristandade durante dois anos como Papa João VIII, antes de morrer de forma repentina e surpreendente. Quando Papisa Joana foi publicado pela primeira vez em Atenas, em 1886, criou enorme polémica: o livro foi proibido e o autor excomungado. Apesar disso, e também por isso, a obra e o autor ficaram famosos, e Papisa Joana tornou-se um marco na história da literatura grega moderna. Posteriormente, Durrell, um dos mais importantes escritores britânicos do século XX, traduziu e adaptou o texto, criando uma obra de arte com cunho próprio.


Opinião:
Talvez por ter ido para esta leitura com uma ideia pré-concebida completamente diferente daquilo que o livro trata não fui capaz de apreciar tão bem a história como queria.

A Papisa Joana é uma das minhas personagens históricas (fictícia ou não) preferidas. Até podia ser só o nome, mas não. É o facto de ser alguém que ousou ir mais longe e fugir das convenções daquela época. Já tinha lido pelo menos dois romances históricos acerca desta personagem e pesei que este livro fosse algo semelhante. Não podia estar mais enganada.

Este livro, escrito por Emmanuel Rhoides e adaptado por Durrell, conta realmente a história da papisa, mas em forma de sátira. Por um lado adorei a maneira como autor satiriza tudo aquilo que advém da igreja e nos faz ver como as coisas eram e como muitas delas ainda são. Mas por outro lado mostrou uma Joana que se adequa completamente à mentalidade dos homens naquela época, alguém guiado pela luxúria, pelo desejo de poder e pela insensatez. Alguém que não cumpre com os desígnios da igreja e que não fez nada por melhorar as condições dos seus súbditos.

Sinceramente não gostei muito do retrato que o autor nos pinta da personagem. Não quero por isso dizer que esta versão está errada e as outras incorrectas. Simplesmente acho que ninguém gosta de ver uma das suas personalidades preferidas denegridas do modo que o autor o faz. Não gostei que ele a utilizasse para mostrar a corrupção e "gozar" com a igreja católica. Atenção que isto não quer dizer que não perceba, ou não respeite ou não goste do humor do autor. Simplesmente preferia que ele tivesse utilizado uma outra personagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário