segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Opinião - Unravel Me

Ficha Técnica:
Autor: Tahereh Mafi
Páginas: 480 (Kindle Edition)
Editor: HarperCollins
ASIN: B0089LOFGC

Sinopse:
tick tick
tick
tick
tick
it's almost
time for war.

Juliette has escaped to Omega Point. It is a place for people like her—people with gifts—and it is also the headquarters of the rebel resistance.

She's finally free from The Reestablishment, free from their plan to use her as a weapon, and free to love Adam. But Juliette will never be free from her lethal touch.

Or from Warner, who wants Juliette more than she ever thought possible.

In this exhilarating sequel to Shatter Me, Juliette has to make life-changing decisions between what she wants and what she thinks is right. Decisions that might involve choosing between her heart—and Adam's life.

Opinião:
Se já tinha achado o livro anterior interessante o que posso dizer sobre este?

Em Unravel Me vê-mos como é que a Juliette está a lidar com o facto de ter sido acolhido pelo Reestablismenht e como é que o novo ambiente a influência. É notório o desenvolvimento da personagem desde rapariga assustada e dependente até alguém capaz de lidar com situações complicadas e resolvê.las por si mesma. Ao longo de toda a narrativa e devido a certos acontecimentos nota-mos que a Juliette começa a aceitar aquilo que é e aquilo de que é capaz. O que lhe permite sentir-se mais segura de si mesma e assim utilizar os seus "poderes" de uma forma controlada. É interessante ver que quando nos aceitamos e deixamos de tentar fugir da nossa realidade as coisas se tornam mais fáceis e somos capazes de agir sem medos e reservas. Gostei bastante de ver a protagonista a tornar-se independente dos outros, a fazer aquilo que queria porque era o que queria e não porque alguém lhe diz o que tem que fazer. Deixou de ser uma rapariga que é preciso proteger para alguém capaz de lidar com os seus problemas sem se sentir entrar em pânico a todo o momento.

Já relativamente ao Adam, o que vê-mos dele é pouco. Há alturas em que a sua atitude chega a razar a loucura e a obsessão para com a Juliette, principalmente após descobrir aquilo de que é capaz. Não é um personagem que me cative particularmente. Já o Warner é alguém cheio de facetas e nuances, que vê na Juliette uma mulher de força em vez de um cachorrinho assustado. Adoro ver como ele a trata como uma pessoa independente e capaz em vez de uma incapaz. Além disso o moço é hot. 

Outras personagens secundárias não deixam de merecer destaque. O Kenji é alguém espetacular, alguém cheio de força que se preocupa sobremaneira com os seus amigos e o seu bem estar, sem no entanto o deixar transparecer através da sua personalidade brincalhona. Gostei de ver o tipo de relação que ele desenvolve com o James e o modo como ela credita na Juliette, não estando constantemente a colocar em causa aquilo de que ela é capaz, preferindo acreditar na sua força. O pai do Warner é definitivamente uma pessoa doentia, e depois de algumas revelações durante a "guerra" ainda ficamos com mais aversão ao ser.

Durante a narrativa há algumas coisas a acontecer no mundo em que se passa a história, mas a verdade é que os acontecimentos estão um pouco em segundo plano, sendo que é dada mais atenção ao desenvolvimento dos personagens. No entanto esta situação não desilude o leitor como poderia, pois além de se perceber que o principal da história é o desenvolvimento dos personagens a autora dá-nos o suficiente para não nos fazer sentir que o livro não tem contexto.

Foi um livro que adorei e o final deixou-me completamente impaciente para ler o último livro. Quero saber como é que os personagens ainda podem crescer, bem como saber como é que tudo vai acabar.

Sem comentários:

Enviar um comentário