sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Opinião - Deixa Dormir o Diabo

Ficha Técnica:
Autor: John Verdon
Título Original: Let The Devil Sleep
Páginas: 480
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720043733
Tradutor: ?

Sinopse:
David Gurney, um ex-detetive da Polícia de Nova Iorque, aceita encontrar-se com uma jovem que está a realizar um documentário sobre o Bom Pastor. Uma década atrás, uma série de assassinatos fizeram deste serial killer notícia de primeira página. Mas os crimes pararam, sem que ninguém tenha percebido porquê.

Para o FBI este era um caso arquivado, até que Gurney descobre elementos que a investigação inicial tinha desprezado e arrisca a própria vida para encontrar o Bom Pastor, transformando-se no próximo alvo do assassino.
Dave Gurney sabe que está perante um homem perigoso e inteligente … um diabo que despertou.

Opinião:
Quero mais, quero muito mais. Quero outro livro do Ganey IMEDIATAMENTE! Sei que a minha reacção parece excessiva, mas isso só parece para quem ainda não leu nada deste autor. A sério, vão pegar já nos livros deste autor e leiam-nos o mais rapidamente possível. Garanto que se o primeiro livro não vos cativar na totalidade os seguintes vão com certeza fazê-lo.

Este é sem dúvida o maior desafio que Garney teve que enfrentar desde que o conhecemos. Não só a nível psicológico, mas também a nível sentimental. O Bom Pastor é alguém completamente assustador e psicótico, mas ao mesmo tempo portador de uma inteligência e clareza extrema. É fascinante ver como aos poucos e poucos Garney vai desmantelando tudo aquilo que se conhece acerca do Bom Pastor até conseguir chegar à realidade daquilo que este vilão é. Nunca, ao longo de toda a narrativa me passou pela cabeça a ideia de o assassino ser quem é.

Mas não é só a parte da acção e o desenrolar dos acontecimentos que são fascinantes. Uma vez mais o autor consegue trabalhar perfeitamente o estado de espírito dos personagens, dando-lhes vida para além do papel. Os acontecimentos do livro anterior deixaram grandes mazelas psicológicas em Garney, mazelas essas que vão guiar muitos dos seus passos ao longo desta história, e que também alteram a sua personalidade e a sua maneira de lidar com determinadas situações. É interessante ver como o próprio personagem tem noção dessa realidade, mas se sente impotente na tentativa de a mudar.

Claro que os outros personagens não deixam de ser fantásticos, desde os que já conhecemos aos que nos são apresentados de novo. A esposa de Garney, Madeleine, é alguém extremamente fascinante pela percepção que tem dos estados de espírito do marido, mas também por facilmente conseguir perceber os estados de espírito das pessoas, vendo para além daquilo que elas mostram à superfície e trazendo revelações surpreendentes para o desenvolver da história. Não posso deixar de referir Nick, o filho de Garney com a sua ex-mulher. Sempre pensei que ele fosse alguém completamente superficial e sem préstimo. Não podia estar mais enganada. Efectivamente é um personagem cheio de vida, que idolatra completamente o pai e que também dá o seu contributo para o desenvolver da narrativa. Espero que o autor nos venha a mostrar mais do ambiente familiar que pudemos visualizar neste livro.

Um autor que já me cativou por completo. Um livro fenomenal que aconselho sem reservas.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário