segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Opinião - O Dragão do Inverno e Outras Histórias

Ficha Técnica:
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 384
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374617
Tradutor: Jorge Colaço e Luís Santos

Sinopse:
George R. R. Martin, autor de As Crónicas de Gelo e Fogo, regressa com algumas das suas melhores histórias de sempre

Uma criança do inverno cria uma relação especial com um dragão. Uma nave espacial ruma no espaço em busca de uma mítica raça, mas estará o mistério na própria raça ou na estranha nave em que navegam? Uma velha torre de cinzas serve como refúgio para um homem destroçado. Um escritor cria um universo de personagens, e cada uma delas vive no mundo que ele lhes determinou. Um milionário convoca os seus antigos colegas para um confronto de xadrez com revelações inesperadas. Um homem adora comer mas odeia ser gordo, conseguirá a provação do tratamento do macaco ajudá-lo a definir prioridades? A vida sexual de um manipulador de cadáveres pode ser relativamente perfeita, mas não quando se acredita no amor.

Dez histórias multipremiadas que exploram temas universais, de leitura indispensável para os fãs do autor e para todos os que desejam conhecer o verdadeiro potencial da literatura fantástica.

Opinião:
Escrever uma opinião sobre um livro de contos é sempre algo complicado. Deve-mos focar-nos em cada conto ou falar no geral da compilação que foi feita? Neste caso vou provavelmente misturar um pouco dos dois.

No geral foi antologia bem conseguida. Achei que todos os contos escolhidos estavam mais ou menos ao mesmo nível relativamente à sua qualidade. Nightflyers é o conto mais longo da antologia, com cerca de 100 páginas. É uma mistura de ficção científica e terror, sendo que o autor conseguiu interligar bastante bem as duas componentes, levando o leitor a questionar-se sobre o que está a acontecer e qual será a próxima vítima.

O Dragão de Inverno é o conto que dá o nome ao livro e é um conto com uma vertente mais fantástica. Gostei que o autor tivesse pegado em algo extremamente "batido" e visto e lhe tivesse dado um novo fôlego, através da subversão do que associamos a ser um dragão. Alguns outros contos que gostei foram... basicamente todos. Se há algo que consigo escolher é o conto que menos gostei, ou aquele que mais confuso achei, sendo ele A Flor de Vidro. Tirando esse todos os outro contos me deixaram completamente agarrada aos mesmos desde o início até ao fim.

Um facto que constatei é que no geral esta antologia visa contos com uma vertente mais virada para a ficção científica e o terror ou thriller. No entanto não é algo de que nos apercebamos no imediato, mas sim algo que nos fica quando relembramos e analisamos a antologia.

Uma compilação de contos do Martin que merece ser lida.

Sem comentários:

Enviar um comentário