terça-feira, 21 de outubro de 2014

Opinião - If I Stay

Ficha Técnica:
Autor: Gayle Forman
Páginas: 212 (Kindle Edition)
Editor: Speak
ASIN: B0020BUWX2

Sinopse:
A critically acclaimed novel that will change the way you look at life, love, and family.

In the blink of an eye everything changes. Seventeen ­year-old Mia has no memory of the accident; she can only recall what happened afterwards, watching her own damaged body being taken from the wreck. Little by little she struggles to put together the pieces- to figure out what she has lost, what she has left, and the very difficult choice she must make. Heartwrenchingly beautiful, Mia's story will stay with you for a long, long time.

Opinião:
Com todo o furor acerca do filme que aí vem não pude deixar de ler o livro antes da estreia do seu homónimo. Tenho a dizer que me sinto algo desiludida, mas atenção. Isto poderá ser simplesmente devido às grandes expectativas que eu tinha, e não por o livro ser medíocre.

A ideia do livro é interessante, a personagem principal fica numa espécie de limbo onde é capaz de ver o que se passa à sua volta e revisitar o seu passado, após um trágico acidente de carro. Gostei do facto de livro se passar em cerca de 24h e dentro dessas 24h ficarmos a conhecer tanto da vida da personagem.

Além daquilo que se está a passar no mundo físico, a protagonista vai relembrando os acontecimentos da sua vida. Cada acção tomada pelos restantes intervenientes despertam em Mia recordações do passado que a dilaceram aos poucos e poucos, levando a que cada vez menos esta tenha vontade de viver. A escrita da autora embala o leitor na procura de uma resposta para o conflito interno de Mia. E apesar de até ao final ficarmos sempre na dúvida do que vai acontecer, a verdade é que quando algo definitivo acontece não é algo tão extraordinário como estava à espera. Achei o final do livro algo banal e isso deixou-me algo desmoralizada e triste.

Outra situação de nota é o amor puro que parece haver entre ela e Adam e que aos poucos vai deixando de ser assim tão puro devido aos conflitos que se têm vindo a gerar. O facto de ambos começarem a trilhar caminhos diferentes para o seu futuro leva a que se afastem, mas que ao mesmo tempo não o consigam fazer porque gostam verdadeiramente um do outro.

Foi um livro do qual gostei, no entanto não fiquei fã. Tenciono ler o seguinte porque já ouvi dizer que é melhor que este. No entanto como tenho as minhas expectativas mais baixas pode ser que realmente aprecie o livro e não me desiluda.

Sem comentários:

Enviar um comentário