terça-feira, 14 de outubro de 2014

Opinião - Meu Único Amor

Ficha Técnica:
Autor: Cheryl Holt
Título Original: My Only Love
Páginas: 392
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897261381
Tradutor: Maria Ponce de Leão

Sinopse:
Um belo desconhecido… um coração destroçado… o amor de uma vida

A jovem Maggie Brown viajou até uma estância balnear, com a esperança de esquecer a dor causada pela recente morte da mãe. Nunca imaginou que a sua agridoce estada a submetesse ao abraço mágico de um misterioso desconhecido, ou que ele apenas lhe deixasse recordações. Contudo, em seguida, por ironia do destino, reuniu-se ao homem que tanto amava – que lhe tinha dado o coração, mas não o seu nome.
Para escapar a pressões familiares, o marquês de Belmont disfarçou-se de plebeu a fim de passar umas férias à beira-mar – e perdeu o coração para uma mulher com quem nunca poderia casar. No entanto, determinado a que nenhum outro homem a possuísse, arrastou-a para um amor apaixonado que em breve se transformou em mágoa. Agora, embora receie que possa ser demasiado tarde, jura convencer Maggie de que trocará sem hesitar o seu legado por toda a vida nos braços dela.

Nomeado para Melhor Livro de 2000 pela revista Romantic Times

A morte da mãe colocou um grande peso sobre o coração de Maggie Brown e, com mais problemas remanescentes, ela e uma amiga de longa data da mãe decidem afastar-se de tudo por alguns dias. Um encontro casual com um belo desconhecido fá-la voltar a acreditar no amor, até que ele desaparece. Quando volta para Londres, Maggie é forçada a vender-se para se salvar da miséria, e fica chocada quando reencontra o seu belo desconhecido, que a quer a ela e aos seus serviços, e ao descobrir que ele Adam St. Clair, marquês de Belmont. O amor entre eles torna-se ainda mais forte mas o dever e sociedade tentam afastá-los. Conseguirão ficar juntos?

Opinião:
Cheryl Holt é uma autora que tem alguns seguidores em Portugal e da qual já tinha ouvido falar. Surgiu a oportunidade de ler este livro e decidi experimentar até porque a sinopse parecia-me interessante. No entanto tenho desde já a dizer que se o restantes livros da autora forem tão insípidos como este, esta será a minha única experiência com a autora.

Neste livro seguimos a história de Maggie e de Adam. A mãe de Maggie foi amante de vários homens ao longo do tempo, utilizando o corpo para sustentar a família. Enquanto isso Adam é o Marquês de Belmont e tem tudo aquilo que sempre quis. Apesar disso Belmont não é de todo uma pessoa feliz,  o facto de ser o Marquês implica muitas responsabilidades e cada vez se vê mais aflito pela premência de arranjar uma noiva.

Enfim, a premissa até parece interessante, no entanto a realização da história não convence. A Maggie é descrita com uma pessoa de força e interessante, no entanto senti que ela era muito pãozinho sem sal, sem grande força de vontade e que vive simplesmente em função do Adam sem se dar o devido valor. Enquanto isso Adam é descrito como alguém que se rege sempre pelas regras apesar das consequências para o seu bem estar, e apesar de as suas acções estarem de acordo com a sua descrição a verdade é que senti que era um personagem muito superficial. Em que todas as suas atitudes eram desprovidas de sentido. Resumindo, nenhum dos personagens me cativou por aí adiante. Há um ou outro interessante dentro dos personagens secundários, mas infelizmente não foram muito trabalhados pela autora.

A própria relação dos personagens me fez alguma confusão. Não senti durante a narrativa qualquer tipo de click, qualquer tipo de entendimento entre os personagens. Não senti qualquer tipo de ligação entre eles, aquela química e atracção que se pretende ver neste tipo de narrativas. Fiquei sinceramente decepcionada...

Uma autora que não sei se terá uma segunda oportunidade.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário