quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Opinião - Soberba Tentação

Ficha Técnica:
Autor: Andreia Ferreira
Páginas: 295
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898455413

Sinopse:
Depois de descobrir que o sobrenatural não representa um medo irracional e que as criaturas caminham lado a lado com os humanos, Carla tem de enfrentar as consequências do seu envolvimento com o Caael. Os demónios já deixaram marcas na vida da Ana e da Raquel e a Carla começa a sentir algumas dificuldades em encontrar-se. Entre lacunas na memória, sentimentos e novas preocupações, surge uma existência virada do avesso com a linha da vida mais ténue do que nunca.
Com a ausência do Caael, assomam revelações que levantam um plano ancestral de uma disputa entre iguais. A Carla vê-se num tabuleiro de xadrez, como um rei isolado, com a rainha a jogar contra ela.

Opinião:
Já foi a algum tempo que li o Soberba Escuridão e havia muitas coisas que já estavam esquecidas. No entanto foi fácil voltar a entrar na narrativa e lembrar-me dos acontecimentos e personagens presentes no livro anterior.

Neste livro continuamos a seguir Carla depois de tudo o que lhe aconteceu no livro anterior. Este livro é um pouco mais confuso do que o anterior. Foi fácil notar que a escrita da autora amadureceu e gostei do facto de a autora ter sido capaz de pegar e representar no seu livro situações que incluem sexo. Não sei porquê, mas não estava à espera que a autora fosse arriscar este tipo de descrições para o tipo de livro que é. 

A narrativa não tem propriamente um grande desenvolvimento. Apesar de haver alguma acção este não é um livro em que as coisas acontecem. É mais um livro onde recebemos as informações e as peças se posicionam para aquilo que vai acontecer no próximo livro. A Carla às vezes parece uma tontinha. É normal quando julgamos que estamos apaixonados. Ela acaba por ser um retrato bastante fiel dos jovens de hoje em dia. Relativamente ao Caael gostei de saber que nem tudo o que parece é. Relativamente à Raquel e à Ana foi interessante ver como cada uma está a lidar com as alterações nas suas vidas. Ambas estão a sofrer imenso à sua maneira e lidam com esse sentimento de maneiras diferentes. Toda a situação da Raquel vem trazer uma nova luz para aquilo que se está a passar. Apesar de não ser muito clara qual a relação.

Quanto ao que não gostei no livro, posso dizer que achei alguns diálogos um pouco infantis. Mexiam-me simplesmente com os nervos! Isso e as informações que a autora nos vai transmitindo. É essencial que ela nos vá dando informações para que a narrativa comece a fazer sentido e se perceba o que está a acontecer. Mas neste caso o pouco que ficamos a saber não liga com nada e deixa o leitor algo confuso. Penso que a autora podia ter sido um pouco mais clara, ou ter dado outro tipo de informações que fizessem mais sentido entre si. Sinceramente não sei muito bem o que fazer com a informação que me foi transmitida ao longo desta história, sinto-me simplesmente confusa. Talvez se tivesse um pouco mais de informação acerca do que aconteceu ao Caael toda a situação me fosse mais clara.

De qualquer modo, sinto-me bastante cativada pelo livro e aguardo ansiosamente pelo último livro para ver satisfeita a minha curiosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário