domingo, 5 de outubro de 2014

Opinião - Três é Demais

Ficha Técnica:
Autor: Jill Mansell
Título Original: Two's Company
Páginas: 322
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789897100390
Tradutor: Isabel C. Penteado

Sinopse:
Não há família mais glamorosa que os Mandeville.

O casal de celebridades Jack e Cass Mandeville parece ter tudo — boa aparência, carreiras coroadas de êxito e um casamento maravilhoso. Os filhos também são incrivelmente talentosos: a Cleo é supermodelo; o Sean é um comediante de sucesso; e embora Sophie, uma adolescente de 16 anos, esconda a sua aparência sob uns enormes óculos redondos e roupa larga, todos veem que existe um belo cisne ansioso por desabrochar.

Aos olhos da imprensa, a família Mandeville é simplesmente exemplar.

Mas uma ruiva lindíssima, de seu nome Imogen, aparece para entrevistar Jack e Cass na manhã do quadragésimo aniversário de Jack… e a família fabulosa descobre que afinal talvez não seja assim tão perfeita.

Opinião:
Três é Demais conta a história da família Mandeville, conhecida por ser uma das famílias mais perfeitas. Os pais são dos casais mais unidos e perfeitos, ainda hoje estão juntos e apaixonados e são ambos pessoas de sucesso no seu trabalho. A filha mais velha é uma modelo muito requisitada, o filho é um comediante de sucesso e a filha mais nova é uma pessoa terra-à-terra que não se deixa influenciar pelo prestígio da família. No entanto tudo muda quando Imogen entra em cena.

A Partir daí começamos a ver que a família maravilha não é assim tão maravilhosa. O que a autora tentou mostrar é que em todos os relacionamentos existem altos e baixos e somos capazes de cometer erros. Apesar de no geral ter gostado da história, a verdade é que houve situações que me irritaram solenemente e não gostei do final do livro.

A autora cria dificuldades aos diferentes membros da família, e através dessas dificuldades vamos percebendo que em alguns casos é possível redenção e noutros não. A autora junta um dos casais no final e um deles não tem o seu final feliz. Eu não gostei da selecção que a autora fez para cada um dos casos. Preferia que a escolha tivesse sido exactamente ao contrário.

Um dos casais que passa por muita coisa é Jack e Cass. Irritou-me bastante o modo como a autora fez os personagens lidar com as situações apresentadas. Depois de ter sido traída pelo marido acho inconcebível Cass continuar a dar-se normalmente com ele, convidá-lo para jantares de família em casa, irem jantar fora e por aí adiante. Só tinha vontade de dar dois estalos à Cass por ser tão totó e aceitar tudo tão facilmente. 

Também a caracterização dos personagens é fraquinha. Nenhum deles é muito desenvolvido ou tem uma personalidade especialmente marcante. Talvez Cleo e Sophie pudessem ter brilhado se a autora lhes desse essa oportunidade. Elas tinham tudo para dar excelentes personagens.

Uma vez mais a autora não foi capaz de me cativar nem com a história, nem com o seu desenvolvimento, nem com os personagens que criou.

Sem comentários:

Enviar um comentário