quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Opinião - The Whisperer

Ficha Técnica:
Autor: Donato Carrisi
Título Original: Il suggeritore
Páginas: ? (Ebook Edition)
Editor: Mulholland Books
ISBN: 9780316207874

Sinopse:
A gripping literary thriller and smash bestseller that has taken Italy, France, Germany and the UK by storm.

Six severed arms are discovered, arranged in a mysterious circle and buried in a clearing in the woods. Five of them appear to belong to missing girls between the ages of eight and eighteen. The sixth is yet to be identified. Worse still, the girls' bodies, alive or dead, are nowhere to be found.

Lead investigators Mila Vasquez, a celebrated profiler, and Goran Gavila, an eerily prescient criminologist, dive into the case. They're confident they've got the right suspect in their sights until they discover no link between him and any of the kidnappings except the first. The evidence in the case of the second missing child points in a vastly different direction, creating more questions than it answers.

Vasquez and Gavila begin to wonder if they've been brought in to take the fall in a near-hopeless case. Is it all coincidence? Or is a copycat criminal at work? Obsessed with a case that becomes more tangled and intense as they unravel the layers of evil, Gavila and Vasquez find that their lives are increasingly in each other's hands.

THE WHISPERER, as sensational a bestseller in Europe as the Stieg Larsson novels, is that rare creation: a thought-provoking, intelligent thriller that is also utterly unputdownable.

Opinião:
Se por um lado gostei bastante do livro, por outro houve alguns pontos que me deixaram algo insatisfeita. No geral gostei da história e da apresentação dos personagens. Achei interessante o modo como o autor nos faz questionar quem é que está a perpetuar todos aqueles crimes, quem é que é a família da criança desaparecida. A maneira como o autor desenvolve a história também está bem conseguida. Apesar da quase constante entrada de nova informação existem momentos mais parados onde as informações obtidas são analisadas e conclusões são obtidas. Gostei principalmente do modo como o Dr. Gavilla interpreta as acções do assassino e como isso o leva a estabelecer relações entre os personagens.

Sendo que quem conta a história é Mia, ela é a personagem que melhor ficamos a conhecer. Ela é alguém que precisa de dor física para conseguir libertar as suas emoções. Este facto mostrou-me que apesar de toda a eficiência e poder analítico que a personagem tem é também alguém marcado pelo passado e pelo tipo de vida que leva. É fácil perceber que a linha de trabalho de Mila não é uma fácil de lidar com., principalmente depois de ficarmos a conhecer o que despoletou esta sua vontade em descobrir ciranças desaparecidas. Contudo é também fácil percebermos a personalidade dos outros personagens, principalmente de Boris, alguém bastante amigável e expansivo, e de ___, uma pessoa algo amarga que se vem a revelar mais do que aquilo que estávamos à espera. O Dr. Gavilla é um personagem que também tem algum tempo de antena para Mila e sobre quem ela faz uma análise mais detalhada, principalmente por se sentir mais próxima da mente brilhante que ele é.

Como já mencionei, se por um lado gostei da história, do modo com o o autor a desenvolveu, do ambiente criado e dos personagens, por outro houve pormenores que me desagradaram. O facto de além da história principal existirem duas histórias contadas aos poucos durante o livro irritou-me um pouco, afinal eu sabia quem uma das personagens das histórias havia de ser, só não sabia muito bem como ligá-la aos acontecimentos. A outra personagem da outra história, nota-se rapidamente uma semelhança com os acontecimentos recentes e ao início somos levados a crer que estamos a ver um determinado acontecimento. No entanto a nossa percepção vai sendo mudada ao longo da história e quando finalmente percebemos o que estamos a ver perguntamo-nos como raio é que a pessoa incluída na história não fez a ligação para o presente.

Outro ponto que gostava de focar e que me agradou é todo o conceito de Whisperer. A ideia de que existe alguém lá fora que não comete os crimes exactamente, mas que leva outras pessoas a cometê-los é algo um pouco assustador. Será que todos nós podemos ser assim influenciados. Será que existe alguém realmente capaz de despertar o mal que existe no fundo de cada um de nós? Pessoalmente penso que seja um pensamento algo assustador.

Um livro do qual gostei e que me fez ter vontade de continuar a seguir o autor. No entanto sinto que ele tem potencial para melhorar e espero poder ver isso no seu próximo livro, A Hipótese do Mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário