terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Opinião - Duas Irmãs, Um Duque

Ficha Técnica:
Autor: Eloisa James
Título Original: The Duke Is Mine
Páginas: 368
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897261404
Tradutor: Carmo Vasconcelos Romão

Sinopse:
Ele procura a noiva perfeita…

Ele é um duque em busca da noiva perfeita.
Ela é uma senhora… mas está longe de ser perfeita.
Tarquin, o poderoso duque de Sconce, sabe perfeitamente que a decorosa e elegantemente esguia Georgiana Lytton dará uma duquesa adequada. Então, porque não consegue parar de pensar na sua irmã gémea, a curvilínea, obstinada e nada convencional Olivia? Não só Olivia está prometida em casamento a outro homem, como o flirt impróprio, embora inebriante, entre ambos torna a inadequação dela ainda mais clara.
Decidido a encontrar a noiva perfeita, ele afasta metodicamente Olivia dos seus pensamentos, permitindo que a lógica e o dever triunfem sobre a paixão... Até que, na sua hora mais sombria, Quin começa a questionar-se se a perfeição tem alguma coisa a ver com amor.
Para ganhar a mão de Olivia ele teria de desistir de todas as suas crenças e entregar o coração, corpo e alma... A menos que já seja demasiado tarde.

A curvilínea e ousada Olivia e a esguia e discreta Georgiana são gémeas, criadas pelos pais para serem noivas de duques. Tudo parece assegurado até que o futuro marido de Olivia, o tolo Rupert Blakemore, marquês de Montsurrey, faz dezoito anos e declara que «não irá casar até ter alcançado glória militar». Enquanto ele parte para a guerra contra Napoleão, Olivia vai com Georgiana conhecer Tarquin Brook-Chatfield, o viúvo duque de Sconce e possível pretendente de Georgiana. Mas Tarquin encanta-se imediatamente com Olivia, que tem de decidir se irá ou não arriscar desiludir Georgiana e Rupert retribuindo o afeto de Quin. Uma versão inteligente do clássico A Princesa e a Ervilha.

Opinião:
Eu vou deixar de ler sinopses. É que ultimamente parece que todas andam para me induzir em erro. Mas se não leio as sinopses como é que sei do que trata o livro? Enfim... 

Olivia, apesar de fazer parte da classe média, foi educada para ser uma duquesa perfeita. Afinal de contas desde que nasceu que está noiva de um duque. Mas não foi a única, também a sua irmã, Georgiana, foi educada do mesmo modo, caso algo pudesse acontecer a Olivia. Estas duas irmãs gémeas são completamente diferentes, tanto a nível psicológico como físico. Enquanto que Olivia é rechonchuda, gosta imenso de tropelias e diz o que quer e bem lhe apetece, Georgiana é magra, bem comportada e bastante intelectual. Quanto a Quin é alguém muito dado à lógica e com um passado algo trágico que o lançou ainda para mais longe do mundo dos sentimentos.

No geral gostei da ideia da história e dos personagens, mas creio já ter lido melhores livros desta autora. Houve algumas situações que contribuiram para que não tenha sido capaz de apreciar tão bem o livro. Como por exemplo o facto de não ter sentido uma verdadeira conexão entre o Quin e a Olivia. Achei tudo muito físico. Não senti que tenha havido qualquer tipo de momento partilhado que levasse a que realmente se amassem e entendessem. Em contrapartida gostei imenso da relação entre a Olivia e o Rupert. Nota-se que apesar de tudo o que diz e faz Olivia se preocupa genoinamente com Rupert e que tem uma relação algo estranha mas sólida com ele.

Relativamente ao ambiente da história, gostei que se passasse durante a guerra e gostei de ver algumas características da mesma. Se bem que tenha sido tudo muito superficial. Mais uma vez uma autora decidiu usar a guerra como uma saída fácil para que a personagem principal vi-se todos os seus problemas resolvidos e pudesse ficar com o seu amor. Será que nunca são capazes de dificultar verdadeiramente as coisas, de fazer o personagem principal sofrer com real indecisão? De salientar que gostei da analogia que a autora fez com o conto da princesa e da ervilha. Gostei de como a autora introduzio a parte da ervilha na sua história.

Sendo este um daqueles livros chamados romances de cordel não há muito que se possa dizer. É um livro bastante neutro, não tem personagens ou acontecimentos memoráveis, no entanto não deixa de entreter o leitor.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário