terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Opinião - Royal Flash

Ficha Técnica:
Autor: George MacDonald Fraser
Título Original: Royal Flash
Páginas: 272
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896372774
Tradutor: Ester Cortegano

Sinopse:
A sua cobardia só é comparável à sua cara de pau. Harry Flashman tem tudo para ser o maior herói do Império Britânico. E esta é a sua odisseia!

Dos salões vitorianos de Londres às fronteiras exóticas do Império, prepare-se para conhecer o maior herói do seu tempo (raios, de todos os tempos!)

Após o seu regresso do Afeganistão como herói de guerra, Flashman vê-se envolvido com a bela e perigosa Lola Montez e o malévolo Otto Von Bismarck numa batalha de engenhos que irá decidir o destino de um continente. Dando início a uma aventura épica, o nosso galã embrulha-se numa sucessão desesperada de fugas, disfarces, encontros amorosos e combates singulares que atravessam os salões de jogo e masmorras de Londres para culminar nas salas de trono da Europa. Será que os talentos de Flashman irão salvar o nosso sortudo cobarde das garras de Otto Von Bismarck e da bela Lola Montez?

Opinião: 
Eu não percebo. Como é que é possível criar-se uma personagem como o Flashman e fazer-nos gostar dela?

Flashman é a pessoa mais cobarde, mais burgessa e de baixo nível que possa existir. É que ele não quer mais nada a não ser não fazer absolutamente nada. Flash quer sexo com mulheres bonitas, jogos, bebedeiras e diversão. Responsabilidades, grandes feitos, decisões, isso não é nada com ele. Mas a verdade é que tudo o que é confusão lhe vem bater à porta. Por mais que ele se tente esquivar às complicações consegue sempre meter-se numa alhada devido à sua língua grande e gabarolice.

Um dos factos que torna este personagem tão fascinante para mim é o facto de ele ser tão cobarde que consegue sempre arranjar maneira de se safar das situações mais complicadas. Flahs até podia ser inteligente, mas não é. Ele próprio o admite. No entanto é tão medroso que consegue sempre arranjar maneira de ultrapassar os problemas que lhe vão aparecendo só para não ter que sofrer qualquer tipo de consequência. Além disso é impossível não nos sentirmos atraídos por uma pessoa que aceita os seus defeitos, que os apregoa, que consegue tirar partido deles. Com Flash não há subterfúgios, segundas intenções. Pelo menos para com o leitor. Enquanto relata as suas memórias Flash não esconde nada de quem o possa ler.

Quanto às personagens secundárias. O tempo de antena que tiveram foi escasso, mas foram personagens essenciais para o desenvolver da narrativa. Lola e Otto foram pontos chave para que Flash tivesse mais uma aventura e o autor sobe tirar partido dos atributos destes personagens. Gostei também de ___. É uma personagem algo alucinado de uma maneira muito própria e o autor sobe incluir bastante bem essa loucura na história. Se bem que na realidade quase toda a gente com que o Flashman se cruza é algo alucinada...

Gosto também dos paralelismos que vão sendo feitos com a realidade histórica tal como a conhecemos. É engraçado ver como tudo roda à volta do Flash e de como tudo se resolve devido às suas decisões. Ele é definitivamente um personagem bastante egocêntrico...

Uma série fantástica, da qual tenho bastante pena. Não vai ser terminada devido às poucas vendas e por isso para a maior parte dos portugueses vai continuar no desconhecimento quando é uma obra fenomenal. Aconselho vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário