quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Acerca de 2014...

2014 foi um excelente ano em termos literários. Li muito mais do que aquilo que estava à espera e se por um lado não houve muitos livros que me deixassem completamente arrebatada também a quantidade de livros que me decepcionou não foi elevada. Consegui alcançar quase todos os meus objectivos e por isso vou mantê-los para o próximo ano de modo a continuar a desafiar-me de modo a conseguir avançar nas minhas leituras de um modo que se calhar não avançaria não fossem os desafios a que me propus no blog. Além desses desafios acabei por ter um desafio algo pessoal que nunca chegou a ser falado que era o de tentar ler mais coisas para além do fantástico que é o meu género de eleição. Apesar de esta tendência ter começado em 2013, foi em 2014 que senti que realmente me deixei prender por outros géneros sem estar constantemente em pensar em voltar para o fantástico. Sinto-me bastante orgulhosa de mim mesma. Este ano li uma grande quantidade de romances, enveredei mais pelo género YA, dei uma hipótese aos thrillers e policiais e descobri um género que nas mãos de um bom autor me faz sentir completamente agarrada e viciada. Desafiei-me a ler biografias e surpreendi-me por ficar a conhecer pessoas que não esperava conhecer e por me sentir tocada pelas suas vidas. Decidi que a ficção científica merecia uma segunda oportunidade e descobri verdadeiras obras primas das quais não consigo deixar de falar. Este ano foi, sem dúvida, cheio de coisas boas e descobertas surpreendentes. Se houve algo em que falhei foi na tentativa de ler mais livros meus, fiquei-me apenas pelas intenções pois a realidade é que li menos livros meus físicos dos que o ano passado.

Passando aos números, este ano li 169 obras. Dessas 169 obras 69 foram contos (35 "individuais" e 4 antologias) e os restantes foram livros (sendo livros coisas com mais de meia dúzia de páginas). Dos livros que li 4 foram antologias, 15 foram manga e o restante foram livros "tradicionais". A quantidade de obras lidas este ano foi bastante superior à quantidade dos anos anteriores. No entanto a nível de páginas lidas este ano não foi o melhor, li cerca de 42490 páginas quando em 2013 li cerca de mais quatro mil. O maior livro que li foi os adivinhos com 480 pág. No entanto tenho a noção que este ano andei a evitar ler livros muito grandes.Senti-me algo preguiçosa todo o ano em pegar em livros longos.

Aquando da sua leitura e ao longo do ano li 37 livros meus em formato físico, li 57 livros emprestados e 75 no Kindle, sendo que pelo menos metade dos livros lidos no Kindle são de contos. Vou tentar com muita força que em 2015 haja uma maior quantidade de livros lidos meus e em papel e vou tentar reduzir a quantidade de livros lidos no Kindle e emprestados. Vou fazer um esforço para não me deixar levar pelas tendências e pelas novidades quando ainda tenho tanta coisa fantástica para ler na minha pilha.

Relativamente à qualidade, não me posso queixar por aí além. Apesar de apenas ter dado 5 estrelas a 8 livros lidos, a maior parte dos livros que li mereceu 4 estrelas (84), o que é uma melhoria relativamente ao ano passado. Posso ainda indicar que nenhum dos livros levou uma pontuação de uma estrela (o que equivale a MUITO mau). O que infelizmente aconteceu no ano passado. Assim sendo considero-me sortuda por este ano a qualidade dos livros que li ser relativamente elevada o que me faz ver que passei a maior parte do tempo bastante entretida e satisfeita enquanto estava a ler. Faz-me sentir que na maior parte das vezes fiz a escolha acertada e isso deixa-me satisfeita comigo mesma.

Resumindo, acho que 2014 foi realmente um bom ano relativamente a leituras e só espero que 2015 se venha a tornar tão bom ou ainda melhor. Mesmo que não leia tanto espero sinceramente que pelo menos a nível de qualidade esta se mantenha ou melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário