sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Opinião - Antoine de Saint-Exupéry: Vida e Morte do Principezinho

Ficha Técnica:
Autor: Paul Webster
Título Original: The Life and Death of the Little Prince: A Biography of Antoine De St Exupery
Páginas: 320
Editor: Vogais
ISBN: 9789896682583
Tradutor: Maria do Carmo Ferreira

Sinopse:
Em Julho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião de reconhecimento da Força Aérea Francesa desapareceu no Mar Mediterrâneo.
O corpo do piloto nunca foi encontrado. A aeronave era um dos aparelhos mais rápidos e modernos da aviação aliada, um P-38 Lightning americano. Aos comandos ia Antoine de Saint-Exupéry. A sua morte, aos 44 anos, ficou assim envolta para sempre em mistério e romantismo.
Todo o percurso de Saint-Exupéry é recheado de aventuras e episódios fascinantes, até porque a sua vida abrange os mais controversos anos da história francesa. E se por um lado era um aristocrata, com o título de Conde, que representava toda uma classe em extinção, por outro lado foi um corajoso pioneiro da aviação e um aclamado romancista, que privou com as personalidades mais importantes do século XX.
Baseada numa investigação meticulosa, esta biografia relata todos esses detalhes. Com uma escrita empolgante, revela também novas informações que irão fascinar quer os leitores mais aventureiros quer os mais apaixonados. E surpreender os fãs de O Principezinho!
Poucas personalidades do século XX inspiraram tanto a investigação por parte de historiadores e biógrafos. Esta biografia traz de volta à vida um herói, um homem apaixonado que combinou a carreira perigosa de aviador com a de autor de clássicos como O Principezinho.

Opinião:
Antoine de Saint-Exupéry é alguém que me suscita curiosidade desde que entrei em contacto com a sua obra. Tenho que confessar que até à data apenas li O Principezinho, Voo Nocturno e Cidadela. Confesso que achei os dois últimos livros bastante complexos, principalmente Cidadela, que é apenas um esboço e ao qual ainda faltava muito trabalho da parte do autor aquando do seu desaparecimento.

Nesta obra ficamos a conhecer a sua vida desde tenra idade até à altura em que desapareceu. Exupéry era uma pessoa cheia de contrastes, dualidades, com algumas manias complicadas que poderiam levar qualquer pessoa "normal" à loucura. Ao mesmo tempo era alguém dotado de inteligência e um grande sentido patriótico. Não houve um único momento da sua vida em que Exupéry não lutasse pela França que julgava ser a verdadeira França.

Por si só o escritor é uma pessoa extremamente cativante, mas não é apenas isso que torna a leitura interessante. A maneira como ele se dá com as pessoas, como as interacções com elas o afectam e levam a reflexões que se traduzem nas suas obras cativa também o leitor. Sendo que ao longo do livro nos vamos apercebendo que Exupéry se rodeava de personalidades singulares, muito parecidas consigo nos mais diversos aspectos.

Achei que o autor desta Biogradia fez um excelente trabalho ao compilar toda a informação que temos acerca do autor. Dá-nos uma ideia vivida de como foi a sua infância e como isso o afectou, bem como o tempo que passou no ar e as relações com as pessoas que foram surgindo na sua vida. Paul Webster conta a história da vida de Exupéry quase como se fosse uma odisseia e não o mero relatar de factos pertencentes à vida de uma pessoas. O autor deu-se também ao trabalho de tentar explicar ao leitor a correspondência entre os acontecimentos e pessoas da obra de Exupéry e os seus correspondentes na vida real. Fiquei contente por ver de onde é que lhe surgiam as ideias e como é que ele as transpunha para o papel.

Um livro que merece ser lido pela história que conta e pelo modo como a conta.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário