segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Opinião - Ligeiramente Escandalosa

Ficha Técnica:
Autor: Mary Balogh
Título Original: Slightly Scandalous
Páginas: 368
Editor: Asa
ISBN: 9789892328805
Tradutor: Ana Sofia Pereira

Sinopse:
Crescer no seio da família Bedwyn não é tarefa fácil; que o diga a jovem Freyja Bedwyn. Tendo passado a infância rodeada por quatro rapazes, habituou-se desde cedo a igualá-los em ousadia e independência. Mas o atrevimento - tolerável numa menina - é considerado inaceitável numa mulher. Quando, a meio de uma viagem a Bath, o quarto em que Freyja está hospedada é invadido por um atraente fugitivo, a jovem não tem meias- medidas e esmurra-o. Ele é Joshua Moore, o petulante marquês de Hallmere. Nessa noite mal adivinham que, dias depois, estarão... noivos. Para duas pessoas que anseiam por liberdade e parecem detestar-se, esta reviravolta é, no mínimo, inexplicável. Entre o choque e a admiração, a alta sociedade não se cansa de especular sobre a origem de uma relação tão enigmática, excessiva, e ligeiramente escandalosa...

Opinião:
Freyja é de certo modo um dos irmãos Bedwyn que mais curiosidade desperta aos leitores. Desde o início que é apresentada como uma mulher que desafia os irmãos, seja em que área for. Que não se deixa guiar pelas convenções e que faz o que quer quando quer se achar que essa é a opção certa a tomar.

É impossível deixarmos de no sentir cativados pela maneira como Freyja encara o mundo. Como se este fosse um grande desafio a ser ganho. É revigorante ver uma personagem feminina forte e determinada, que sabe o que quer e que luta por isso e que não se deixa submeter pelo que os outros pensam ser o correcto comportamento feminino. Ao mesmo tempo esta é uma personagem que apesar de tudo se demonstra feminina, inteligente e que se percebe sentir-se algo à parte, sem no entanto deixar que isso a detenha e que controle o seu humor negativamente.

Quanto ao personagem masculino, é um personagem mais típico. É o normal galã, sem preocupações, ou que parece não se preocupar com nada, mas que no fundo tem bom coração e que acaba por see aperceber que há mais na vida que farras e festas...

O que mais cativa neste livro além da personalidade de Freyja é o relacionamento desta com Joshua. É impossível não sorrir e ficar indiferente a estes dois. Estão constantemente a meter-se um com o outro desde que se conhecem. Sempre a desafiarem-se e a irritarem-se um ao outro. No entanto existe uma cumplicidade imensa pois ambos sabem o que afecta o outro seja positiva ou negativamente. E aos poucos apercebem-se que tudo aquilo porque passam os torna mais unidos. Pois todas as trabalhadas e querelas só fazem com que se fiquem a conhecer melhor e se percebam melhor.

É sempre agradável ver os personagens dos livros anteriores, ver como evoluíram, em que estado estão e como é que afectam e se posicionam no mundo dos actuais protagonistas. Foi também interessante conhecer alguns novos personagens, nomeadamente a tia de Joshua, que é a coisa mais intragável e insuportável que existe (I luv Freyja!), e Prue. Um doce de pessoa que apesar de ser considerada incapaz é a coisa mais feliz e pura em todo o livro. Capaz de amar sem preconceitos e com uma percepção alarmante para ver e sentir o que os outros parecem ignorar. Sinceramente teria gostado de ver um livro acerca desta personagem pois acho que seria um ponto de vista interessante de ser trabalhado.

Ou seja, foi uma leitura simples, mas agradável que me encheu as medidas que tinha em conta na altura e para o tipo de livro que era.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário