quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Opinião - A Segunda Vinda de Cristo à Terra

Ficha Técnica:
Autor: João Cerqueira
Páginas: 196
Editor: Estação Imaginária
ISBN: 9789898781260

Sinopse:
Após regressar à Terra e conhecer a activista Madalena que luta por um mundo melhor, Jesus ver-se-á envolvido em três situações de conflito.
Encontra um grupo ecologista radical, que pretende destruir uma plantação de milho que supõe geneticamente modificada. Assiste à revolta dos habitantes de uma vila contra um empreendimento turístico que vai ser construído numa reserva florestal. Por fim, testemunha um conflito armado entre negros e ciganos.
Neste périplo irá conhecer vários personagens: os referidos ecologistas, um padre que o obriga a confessar-se, um autarca corrupto, empreiteiros sem escrúpulos, um Comandante da GNR obrigado a fazer de Pilatos, os habitantes de um bairro degradado, um bruxo, e um negro e uma cigana apaixonados.
Porém, conquanto se limite a acompanhar Madalena, tentando apenas pacificar os desavindos, nem assim Cristo volta a escapar à fúria dos homens.
E apenas um farsante o irá reconhecer.
Mediante a ironia e o sarcasmo A Segunda Vinda de Cristo à Terra aborda fenómenos de conflitualidade social e política que ocorreram no nosso país.

Mas no fim é Portugal quem acaba posto na cruz.

Opinião:
Gosto de livros que tenham humor. Que através deste critiquem a sociedade e os pontos negativos que elas têm. Os seus excessos e as faltas. Contudo gosto de um humor refinado. Quando se trata de criticar e apontar o dedo gosto que isso seja feito com classe, com distinção de uma forma requintada e não que me esfreguem as evidências na cara.

Dito isto não há dúvida de que este livro representa bastante bem as falhas do povo português. A sua mesquinhez em determinadas situações, o capacidade de emprenhar pelos ouvidos, o não quero saber de nada que não tenha a ver comigo, o facto de pensar sempre apenas na sua barriga e bem estar. Também mostra a incapacidade que algumas pessoas têm para aceitar as opiniões divergentes quando têm uma opinião formada e "aquilo é assim porque tem que ser assim porque eu é que tenho razão".

Durante a narrativa vamos seguindo Jesus e Madalena nas suas viagens e vamos conhecendo as mais diversas personagens que encarnam as diferentes personalidades do povo português. É fácil perceber as críticas e comparações que estão a ser feitas. Apesar disso este livro não me conseguiu cativar. Talvez por ser tão óbvio. Por não deixar nada à imaginação e à dúvida. Tudo é tão fácil de compreender que se torna aborrecido. Para mim o humor utilizado foi brejeiro. Completamente popular, pouco refinado. Achei que estava a ler mais uma paródia do que uma propriamente uma crítica à sociedade feita com humor.

Assim sendo é um livro que é capaz de ser interessante para um determinado tipo de pessoas. Mas que a mim não me diz nada. Pensei que fosse um livro com mais classe e senti-me algo desiludida por assim não ser.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário