sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Opinião - Tempo Limite

Ficha Técnica:
Autor: Janet Evanovich
Título Original: The Chase
Páginas: 272
Editor: Topseller
ISBN: 9789898626875
Tradutor: Dulce Afonso

Sinopse:
Kate O’Hare, a implacável agente especial, e Nick Fox, um dos criminosos mais procurados do mundo e agora aliado do FBI, são destacados para uma missão de alto risco.
O alvo da missão é Carter Grove, ex-chefe de gabinete da Casa Branca e líder de uma agência de segurança privada. Há 10 anos, Grove roubou um raro artefacto chinês do Smithsonian, o qual foi secretamente substituído por uma peça falsa.
Agora, o governo chinês exige a sua devolução. É preciso recuperar a verdadeira obra de arte sem levantar suspeitas, para evitar o corte de relações entre os EUA e a China.
Em contrarrelógio, Kate, Nick e a sua peculiar equipa de vigaristas têm apenas duas semanas para pôr em prática um plano ousado e mortal. De Washington a Xangai, passando pela Escócia, Canadá, Los Angeles e Nova Iorque, esta dupla improvável embarca numa emocionante aventura repleta de suspense e reviravoltas imprevisíveis.

Opinião:
E mais uma vez Fox e O'Hare estão prontos para fazerem aquilo que sabem fazer melhor. Fox montar um esquema de forma a obter de forma rápida e eficaz aquilo que quer e O'Hare apanhar o vilão.

A fórmula deste livro é bastante semelhante à do anterior. É atribuído um trabalho a Fox e O'Hare, algo que só os dois conseguem fazer pois terá que ser feito de modo pouco legal. Neste caso o objectivo é recuperar um artefacto chinês. O problema é que vão surgindo complicações umas atrás das outras. Primeiro passo é conseguir o artefacto, o segundo fazer a troca, mas tudo se complica quando a troca tem que ser efectuada dentro de um avião com rumo à China.

A fórmula da autora funciona perfeitamente e mais uma vez deixa o leitor agarrado desde o início até ao fim da narrativa. São-nos apresentados alguns personagens novos que fazem parte da vida de Nick ou que vão fazer parte das suas vigarices, e temos também direito a rever alguns personagens dos livros anteriores. A maior parte dos personagens tem uma personalidade bastante vincada e peculiar, sendo impossível deixar de sorrir cada vez que ocorre um diálogo entre eles. Principalmente entre Nick e Kate nota-se que existe uma tenção cada vez maior e uma preocupação um pelo outro. Parecendo que não esta tensão entre ambos contribui grandemente para manter o leitor agarrado ao livro durante o desenrolar dos acontecimentos.

Se houve algo que me deixou algo insatisfeita foi a opção da autora de criar diversos desafios para os personagens. É ideia é interessante e poderia resultar bastante bem, mas não o senti neste livro. O que senti é que ao longo do livro fomos tendo vários climaxes, que deixam o leitor cheio de adreanlina para depois voltar a uma situação parada e daí o preparar para novo clímax. É exaustivo e deixou-me algo desalentada. Preferia ter tido um único clímax no final da narrativa em vez de ter direito a um cada vez que os personagens conseguiram superar um desafio.

De qualquer modo foi uma leituras bastante agradável e que prende o leitor desde o início até ao fim. Espero sinceramente que no próximo livro a relação entre Kate e Nick evolua e que a autora opte por fazer algo um pouco diferente do que vem sendo o seu hábito.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário