sexta-feira, 24 de abril de 2015

Opinião - Princesa Mecânica

Ficha Técnica:
Autor: Cassandra Clare
Título Original: Clockwork Princess
Páginas: 392
Editor: Planeta
ISBN: 9789896574482
Tradutor: Nuno Daun e Lorena

Sinopse:
Último livro da sequela de sucesso da série Caçadores de Sombras, que nos mostra as suas Origens. Tessa Gray devia estar contente, como todas as noivas! Mas, enquanto se prepara para o casamento, uma rede de sombras envolve os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Surge um novo demónio, ligado pelo sangue e secretismo a Mortmain, o homem que tenciona usar um exército de impiedosos autómatos, os Instrumentos Infernais, para destruir os Caçadores de Sombras. O perigo, a traição, os segredos, os feitiços, o amor e a morte entrelaçam-se quando os Caçadores de Sombras quase se autodestroem na conclusão de cortar a respiração da trilogia de os Caçadores de Sombras, as Origens.

Opinião:
Neste livro que é o último da série ficamos a conhecer o destino dos diversos personagens que nos acompanharam ao longo desta história. Ao mesmo tempo ficamos a saber em concreto quem e o que é Tessa e o motivo pelo qual Mortmain a quer.

No geral o livro continua com um passo bastante acelerado sem no entanto deixar de ter tempo para os momentos mais calmos e mais introspectivos. Na maioria das vezes estes momentos introspectivos prendem-se com os sentimentos dos personagens relativamente uns aos outros. E isso de certa forma foi um pouco desconcertante, visto que o centro de tudo eram os seus sentimentos e não os acontecimentos estranhos e perigosos que estavam a ocorrer.

Com isto tudo quero simplesmente dizer que apesar de ter achado o livro bem escrito e interessante o facto de que tudo gira à volta de Tessa deixou-me algo aborrecida. Gostava que tivesse sido dado mais ênfase aos dilemas da Clave e tudo aquilo porque estavam a passar. Ao mesmo tempo gostava que os personagens principais se mostrassem um pouco mais preocupados com o que poderia acontecer aos Caçadores de Sombras quando Mortmain atacasse do que o que ele poderia querer de Tessa. Outro aspecto que me aborreceu foi parte da explicação do porquê de Mortmain estar tão interessado em Tessa. Durante toda a narrativa é transmitida a ideia de que Tessa é necessária a Mortmain por se conseguir transformar em outros seres e adquirir as suas memórias e que ela foi "criada" com esse propósito. Pois, toda essa ideia está incorrecta porque o propósito inicial da sua criação é bastante diferente e "inocente" e portanto toda esta situação ficou-me um pouquinho entalada.

Claro que é impossível não gostar da maior parte dos personagens. Muitos deles crescem e evoluem neste último livro para versões melhores de si mesmas e conseguimos imaginar como é que aquilo que lhes aconteceu irá influenciar as gerações futuras. Gostei particularmente do que a autora fez com o Jem, Foi algo inesperado, mas que serviu o seu propósito e foi divertido constatar que já conhecíamos o Jem por outro nome e que ele teve um papel relevante na trilogia Caçadores de Sombras. Contudo não posso deixar de referir que o final que a autora escreveu para Tess e Jem foi algo dúbio na medida em que uma pessoa muda ao longo do tempo e o que era antigamente pode hoje em dia não o ser.

Em resumo, apesar de parecer que só tenho coisas negativas a apontar ao livro a verdade é que esta é uma história que agarra o leitor e que tem situações bastante emocionantes e tocantes, bem como alturas de pura acção, havendo um bom equilíbrio entre as duas partes. A única coisa que estes pontos fizeram foi impedir-me de apreciar o livro tanto como gostaria. 




Sem comentários:

Enviar um comentário