sexta-feira, 3 de abril de 2015

Opinião - The Seven Wonders

Ficha Técnica:
Autor: Steven Saylor
Páginas: 334
Editor: Minotaur Books
ASIN: B006JJVLHW

Sinopse:
The year is 92 B.C. Gordianus has just turned eighteen and is about to embark on the adventure of a lifetime: a far-flung journey to see the Seven Wonders of the World. Gordianus is not yet called “the Finder”—but at each of the Seven Wonders, the wide-eyed young Roman encounters a mystery to challenge the powers of deduction.

Accompanying Gordianus on his travels is his tutor, Antipater of Sidon, the world’s most celebrated poet. But there is more to the apparently harmless old poet than meets the eye. Before they leave home, Antipater fakes his own death and travels under an assumed identity. Looming in the background are the first rumblings of a political upheaval that will shake the entire Roman world.

Teacher and pupil journey to the fabled cities of Greece and Asia Minor, and then to Babylon and Egypt. They attend the Olympic Games, take part in exotic festivals, and marvel at the most spectacular constructions ever devised by mankind. Along the way they encounter murder, witchcraft and ghostly hauntings. Traveling the world for the first time, Gordianus discovers that amorous exploration goes hand-in-hand with crime-solving. The mysteries of love are the true wonders of the world, and at the end of the journey, an Eighth Wonder awaits him in Alexandria. Her name is Bethesda.

Opinião:
Esta série serve de prequela a uma outra do mesmo autor. Nesta ficamos a conhecer a juventude de Gordianus antes de se tornar um Finder como o seu pai. Ao mesmo tempo ficamos a conhecer a atmosfera que se vivia em Roma e na Grécia durante o Séc. I. Isto acontece porque vamos acompanhando Giordanus e o seu professor enquanto viajam para conhecer as 7 maravilhas do mundo.

A caracterização dos personagens não é o ponto forte do autor. Estas são bastantes básicas, sem nenhuma característica especial ou sem uma personalidade propriamente vincada que cative o leitor. A característica mais interessante de Giordanus é a sua capacidade para reparar no que os outros não reparam e com isso conseguir resolver os enigmas e os contratempos que vão aparecendo ao longo da viagem. Quanto aos personagens secundários, pouco tempo de antena têm e o pouco que têm não é usado para os tornar propriamente cativantes.

Quanto aos enigmas que indiquei a cima, foi interessante ver que o autor se aproveitou da viagem empreendida pelo personagem para o ir testando, levando em que cada local visitado se tornasse num puzzle a resolver de forma a que no final fosse possível perceber a imagem na sua totalidade. Se bem que houve algumas situações fáceis de prever e que poderiam ter sido mais dissimuladas.

E se por um lado gostei bastante daquilo que fui vendo do mundo antigo a verdade é que senti que também perdi muita coisa. Se por um lado fiquei a conhecer alguns dos rituais e maneiras de viver relativas ao passado da Grécia e de Roma, a verdade é que no que toca à caracterização das sete maravilhas senti-me bastante desapontada. Sei que é quase impossível descrevê-las com acuracidade  devido ao facto de já não existirem e de a informação acerca de algumas ser tão escassa, no entanto achei que o autor poderia ter utilizado a imaginação para preencher as lacunas e imbui-las de uma maior grandiosidade. Afinal elas são as 7 maravilhas do mundo! No final não me senti arrebatada por nenhuma descrição que o autor fez e isso deixou-me triste.

Este é um livro bastante mediano. Não o achei propriamente bom nem mau. Se teria perdido tempo com ele? Provavelmente não. Mas isso também depende do gosto da pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário