quarta-feira, 20 de maio de 2015

Opinião - A Lista de Prioridades

Ficha Técnica:
Autor: David Menasche
Título Original: The Priority List
Páginas: 224
Editor: Nascente
ISBN: 9789896684044
Tradutor: Susana Valdez

Sinopse:
O professor David Menasche tinha 34 anos quando lhe foi diagnosticado um tumor cerebral. Durante 6 anos submeteu-se a diversos tratamentos, na esperança de ultrapassar a doença.
Até ao dia em que ficou paralisado de um braço e praticamente cego. Perdeu uma parte da memória e, pior, perdeu a capacidade de ensinar. Naquela que seria a decisão mais dolorosa da sua vida, abandonou o ensino e os seus alunos.

No entanto, convicto de que queria viver o tempo que ainda lhe restava com dignidade e autonomia, David Menasche interrompeu os tratamentos e partiu numa viagem inspiradora pelos EUA, levando apenas a sua bengala e, às costas, a sua mochila.
Acolhido por antigos estudantes seus, ultrapassou obstáculos, viveu experiências memoráveis, aprendeu lições de valor incalculável e tornou-se, ele próprio, um aluno.
O cancro acabaria por vencer a batalha, mas ele nunca deixou, verdadeiramente, de viver.

Opinião:
Este é um livro que parece bom de mais para ser verdade. Isto na medida em que ao longo da minha vida eu tive realmente professores simpáticos e com quem me dava bem. Mas acho que nunca encontrei nenhum que tivesse a capacidade de me fazer sentir da maneira que os alunos de Menasche se sentiram durante as suas aulas. Ele é descrito como o professor ideal, e como eu nunca encontrei nenhum assim, os que apanhei tinham sempre algo em falta, torna-se difícil acreditar nesta pessoa que nos é apresentada.

De qualquer modo este é um livro de força e superação. Esta pessoa que vê o seu sonho de ensinar, de inspirar pessoas ser destruído pelo cancro aprende que apenas agarrando o momento somos capazes de viver a vida da forma que ela merece. Que em vez de sobrevivermos devemos viver o tempo que temos disponível.

Menasche ao aperceber-se desta situação decide fazer uma viagem onde vai visitar os seus estudantes, ver de que forma os inspirou e como é que isso afectou as suas vidas. Acaba por perceber que muitos deles, se não a maioria, saiu-se bastante bem. Muitos deles devido ao comportamento que Menasche teve para com eles quando eram apenas adolescentes influenciáveis. A maneira como este encontrou para perceber os seus alunos foi através da lista de prioridades, algo que cada um de nós devia ter a sensatez de fazer de vez em quando de modo a tentar perceber em que ponto da vida estamos.

Este livro mostra-nos também que apesar da nossa condição física o nosso estado de espírito é importante quando se trata de viver o melhor que conseguimos. Apesar de todas as dificuldades ao início, e das demais que vão aparecendo ao longo da sua viagem, Menasche não desiste e vai aprendendo algumas lições ao longo do seu caminho. Nomeadamente que não é vergonha aceitar ajuda de outras pessoas, mas que é uma bênção ter quem se preocupe connosco e devemos agradecer de todo o coração às pessoas que só nos querem ver bem. O orgulho não é uma coisa bonita, e em caso de necessidade devemos aprender a ser humildes.

Ao longo da narrativa vamos ainda sendo presenteados com pequenos textos escritos ou ditados pelos antigos alunos de Menasche e que são mais concretos e directos na forma como explicam de que forma o seu professor os tocou.

Apesar de a mim todo o livro me ter parecido um pouco surreal, a verdade é que é um livro interessante e com uma mensagem que não deixa de ser bonita e actual.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário