terça-feira, 30 de junho de 2015

Opinião - Dias de Sangue e Glória

Ficha Técnica:
Autor: Laini Taylor
Título Original: Days of Blood and Starlight
Páginas: 440
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720047373
Tradutor: Elsa T. S. Vieira

Sinopse:
Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.
Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras.
Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar.

Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.

Opinião:
E é neste livro que coisas realmente começam a acontecer. Basicamente é-nos mostrado através dos olhos de Karou e de Akiva os planos de cada uma das nações após Loramendi ter sido destruída. É possível ver que cada vez mais outros seres das mesmas raças começam a ficar saturados de tanta guerra e tanta morte sem que haja realmente uma necessidade para isso. Talvez o que mais tenha contribuído para isso foram as acções de Thiago e Joram, que decidiram que qualquer serafim ou quimera têm que sofrer. Sejam eles crianças ou pastores. O que é realmente importante é a morte e a vingança. O objectivo de ambos? A aniquilação completa de uma das espécies.

O livro é cheio de acção desde o início até ao fim. Em vez de se focar tanto no passado o livro foca-se mais no presente. Introduzindo novas premissas que levarão ao desfecho desta história e mostrando de que modo a guerra pode e afecta toda a gente.

A personagem que mais se desenvolve ao longo da narrativa é Karou, que tem que aprender a lidar com aquilo que aconteceu entre ela e Akiva e aceitar o amor que tem por ele. Ao mesmo tempo Karou é forçada a aceitar que tudo o que aconteceu e acontece não é propriamente por culpa dela e que deverá aceitar e perdoar-se a si mesma de modo a conseguir aquilo que ela e Akiva sempre sonharam, um futuro melhor para ambas as raças. Custou-me que Karou levasse tanto tempo a acordar. Devido à sua cegueira e ao seu medo tantas vidas foram desperdiçadas... E mesmo assim se não fosse um determinado acontecimentos não sei se ela teria forças suficientes para fazer o que fosse preciso de modo a evitar mortes e uma nova guerra desnecessária.

 Akiva não tem um desenvolvimento tão grande neste aspecto pois à muito que está cansado de toda esta situação. É-nos mostrado é como é que ele é capaz de influenciar e fazer os outros anjos ver as coisas como elas são. Adorei conhecer melhor os seus irmãos e fiquei extremamente triste com o que aconteceu ao Hazael. Porquê? Como é que a autora pode ter feito algo a este personagem cheio de luz e boa disposição? Em contrapartida Liraz é uma pessoa completamente fechada e com uma personalidade feroz. Ao longo dos acontecimentos vamos percebendo que na realidade nem tudo é o que parece e ficamos com imensa vontade que ela encontre alguém ou algo que a faça sentir-se completa e amada.

Claro que existe uma panóplia imensa de personagens secundários que não deixam de nos maravilhar. Zuzana e Mik partem à procura de Karou, encontram-na e mudam muitas das percepções que Karou tem sobre as outras quimeras. Além de que lhe transmitem força para fazer o que é correcto. Ao mesmo tempo temos direito a ver novamente Issa. Não pude deixar de ficar extremamente contente por ter a possibilidade de conhecer mais acerca desta personagem fascinante e que parece ter sido tão importante no crescimento de Karou.

Ao longo da narrativa a autora vai ainda falando cada vez mais e dando cada vez mais importância aos Stelianos. Sendo que até temos direito a um pequeno vislumbre deles. Espero sinceramente que esta nova linha tenha realmente importância para a história e para o desenvolvimento e conclusão da guerra entre Anjos e Quimeras e não que seja algo que vem acrescentar ainda mais problemas ao imbróglio em que os personagens se encontram.

Tenho também receio do que Jael pretende fazer no mundo humano e como é que Karou e Akiva o vão conseguir vencer de modo a que finalmente ambas as raças possam viver realmente em paz.

Não posso deixar de referir que este é essencialmente um livro acerca de esperança e de mudanças. Esperança porque apesar de tudo e se calhar por motivos diferentes tanto Karou como Akiva como outros personagens não desistem de tentar fazer algo melhor. De serem seres melhores. Mudança porque aos poucos as quimera começam a perceber que nem todos os anjos são maus. Que existem pequenos gestos que podem salvar vidas. Espero sinceramente que no último livro essas quimeras que foram tocadas pela bondade de Akiva, Hazael e Liraz tenham um papel que permita uma união mais consistente entre ambas as raças.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

4 comentários:

  1. Ora olá, menina Joana!

    Estou a ver que vamos mantendo opiniões semelhantes hehe
    Mal posso esperar por ver o que se vai passar no derradeiro volume e como tudo vai terminar ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Mas sou-te sincera. Tenho algum que receio porque já li várias pessoas a comentar que ela exagera um pouco nas plot lines e que se desvia um bocado do caminho que é suposto ser o original. Além de que introduz situações tardiamente na história. Vamos esperar para ver ;)

      Eliminar