sábado, 20 de junho de 2015

Opinião - A Quimera de Praga

Ficha Técnica:
Autor: Laini Taylor
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Páginas: 376
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720044273
Tradutor: Elsa T. S. Vieira

Sinopse:
Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.

Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno

O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só.

Opinião:
Já tinha ouvido elevados louvores à Trilogia Entre Mundos da Laini Taylor. Contudo ao ler a sinopse a história nunca me tinha chamada a atenção. Os livros foram então lançados em português e surgiu a oportunidade de os ler. Assim sendo pensei, porque não? Foi sem dúvida uma das melhores decisões que tomei.

A história começa de uma forma abrupta na medida em que não nos é fornecido qualquer tipo de contextualização no início. Karou é-nos apresentada como uma miúda normal apesar de sentir-mos que qualquer coisa não bate certo. Só mais à frente é que acabamos por ir percebendo aos poucos com o que estamos a lidar. Quase todo o livro é escrito deste modo, em que parece que o leitor cai no meio dos acontecimentos e só aos poucos é que vai percebendo o que se está a passar. Parece a todo o momento os personagens têm segredos só deles e que não temos praticamente ideia do que realmente se está a passar.

Este é também um livro bastante introdutório. Ao longo de toda a narrativa parece que nada acontece a não ser o explicar do como é que chegamos ao agora. De como é que a guerra se tem vindo a desenvolver, de qual o papel de cada um dos personagens nessa guerra e qual a história de Akiva e Karou e qual a sua relação com os acontecimentos que irão afectar ambas as nações. Contudo a autora faz essa contextualização e apresentação da informação de uma maneira tão cativante que o leitor fica completamente agarrado do início ao fim.

A prosa da autora é cativante. A maneira como apresenta os personagens e as suas personalidades deixam o leitor completamente rendido. Tanto Karou, como Akiva, como os personagens secundários são cativantes e o leitor quer sempre mais vislumbres, mais informação acerca da essência e das histórias destes personagens. Como seria de esperar a narrativa centra-se mais na história de Akiva e Karou, sendo que numa parte mais final do livro é-nos contada a história passada de Karou através das lembranças da mesma. Apesar de estas serem importantes para a história foi talvez a parte que mais vontade eu tive de passar à frente, na medida em que foi fácil de perceber o que teria acontecido.

Ao mesmo tempo o mundo criado pela autora é cativante pela sua história, os seus mitos e lendas. Gostava de ter ficado a conhecer mais acerca da história tanto dos anjos como das quimeras.

É capaz de ter existido apenas um pequeno pormenor que me deixou desiludida. Sei que por motivos que se tornam óbvios no decorrer da história o amor entre Kaoru e Akiva é quase insta, mas gostava que a autora tivesse construído uma base mais sólida no agora para a relação destes personagens.

Aguardo ansiosamente pela oportunidade de ler o segundo livro.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário