quinta-feira, 11 de junho de 2015

Opinião - Saga Vol. I, II, III, IV

Ficha Técnica:
Autor: Brian K. Vaughan
Ilustrador: Fiona Staples
Páginas: 160, 144, 144, 144
Editor: Image Comics
ISBN: 9781607066019, 9781607066927, 9781607069317, 9781632150776

Sinopse:
 Vol. I
When two soldiers from opposite sides of a never-ending galactic war fall in love, they risk everything to bring a fragile new life into a dangerous old universe.
From New York Times bestselling writer Brian K. Vaughan (Y: The Last Man, Ex Machina) and critically acclaimed artist Fiona Staples (Mystery Society, North 40), Saga is the sweeping tale of one young family fighting to find their place in the worlds. Fantasy and science fiction are wed like never before in this sexy, subversive drama for adults.
This specially priced volume collects the first six issues of the smash-hit series The Onion A.V. Club calls "the emotional epic Hollywood wishes it could make."

Vol. II
Thanks to her star-crossed parents Marko and Alana, newborn baby Hazel has already survived lethal assassins, rampaging armies, and horrific monsters, but in the cold vastness of outer space, the little girl encounters her strangest adventure yet... grandparents.


Vol. III
Searching for their literary hero, new parents Marko and Alana travel to a cosmic lighthouse on the
planet Quietus, while the couple's multiple pursuers finally close in on their targets.

Vol. IV
Visit new planets, meet new adversaries and explore a very new direction, as Hazel becomes a toddler while her family struggles to stay on their feet.

Opinião:
Quando li a primeira issue de Saga (como pode ser lido aqui) achei interessante o conceito e percebi o que é que poderia estar a cativar o público, mas não fiquei fã da BD. Tudo isso mudou quando continuei a ler Saga e despachei os quatro volumes existentes numa só tarde sem parar para fazer o que quer que seja.

Saga não é uma BD acerca da luta do bem contra o mal. Em que temos os heróis e os vilões. Em Saga todos os personagens têm uma parte de herói e uma parte de vilão e é isso que os torna tão reais! Além disso Saga é acerca de família. Os problemas inerentes a qualquer uma e os sacrifícios que se fazem por ela.

No Vol. I ficamos a conhecer um pouco da história de Alana e Marko bem como do nascimento de Hazel e de como estes conseguiram escapar ao planeta no qual se encontram. Aqui ficamos a conhecer a maior parte dos personagens que nos vão seguir ao longo da narrativa, como o Prince Robot IV, The Will e Izabel. Todos eles são interessantes com os seus dilemas e com as suas acções relativas a determinadas situações.

Já no Vol. II ficamos a conhecer os pais de Marko e um pouco mais da sua história. Apesar de continuarem a haver inimigos atrás deles para os destruírem, aqui a narrativa prende-se mais com as interacções entre os diferentes familiares e como isso os afecta. Gostei principalmente do pai de Marko, um ser bastante bondoso mas com uma determinação de ferro. The Will foi também uma surpresa, apesar de ser um assassino de sangue frio a verdade é que tem também um coração capaz de se preocupar e amar.

No Vol. III ficamos a conhecer o autor do romance preferido de Alana, e aquele que deu origem ao seu romance com Marko. Adorei que o autor utiliza-se um tipo de romance, que normalmente é bastante desvalorizado, como o motivo e razão para que Marko e Alana estejam actualmente juntos. Bem como tê-lo utilizado para tentar fazer passar uma mensagem de paz através do Universo.


No Vol. IV, os inimigos são os próprios Marko e Alana, que por mais diversos motivos se afastam um do outro causando algum distanciamento na sua relação. Isto leva a que acabe por acontecer uma tragédia e a família se separe. Foi extremamente desconcertante ver o ponto a que as coisas chegaram e adorei a reviravolta no final.

Sem dúvida que Saga é uma BD que ainda tem muito para dar. A história não tem momentos parados, há sempre qualquer coisa a acontecer, seja uma luta com os inimigos, seja revelações ou conversas interessantes entre os personagens. A verdade é que o leitor quer sempre mais, quer sempre saber o que vem a seguir.

Só posso elogiar o trabalho da Fiona Staples. Os desenhos dela são fantásticos e enquadram-se perfeitamente no tipo de história que o autor quer contar. Ela é tão boa que me faz sentir constrangida ao olhar para determinadas cenas mais explícitas devido a tudo o que transparece na imagem.

Apesar de não ser fã de BD esta é uma que não deixarei de seguir tão cedo pois tem tudo para me continuar a manter completamente viciada. 








Sem comentários:

Enviar um comentário