terça-feira, 2 de junho de 2015

Opinião - Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Ficha Técnica:
Autor:  Patrick Ness
Ilustrador:  Jim Kay 
Título Original: A Monster Calls
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722354608
Tradutor: Ana Cristina Pais

Sinopse:
Passava pouco da meia-noite quando o monstro apareceu.
Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar. Fantasia e realidade misturam-se num livro de exceção, com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto.

Opinião:
Acho que se pode dizer que este não é um livro fácil... Provoca muitas emoções e deixa-nos a pensar em todas as suas mensagens.
Aborda temas complicados como o bullying e o cancro e mostra um pouco o lado de um miúdo de treze anos que vive com a doença da mãe e faz o que pode para a enfrentar e por outro lado esquecer que existe.

Graças a todo este drama acaba por surgir a Conor, um monstro, todas as noites (ou quase), à meia-noite e sete. Um monstro que dele só quer toda a verdade, em troca de três histórias, e que verdade...
As histórias do monstro mostram que nem tudo o que parece é; que "Nem sempre há um herói. Assim como nem sempre há um vilão." e que "A maioria das pessoas está algures entre os dois"; e que duas coisas totalmente distintas podem ser verdade ao mesmo tempo.

Tanto assim é que a verdade de Connor, assim como muitas outras com que nos deparamos ao longo da vida, é dolorosa. Tão dolorosa que para a superar há que a verbalizar, tornando o medo real, permitindo seguir em frente e encontrar alguma paz...

Sete Minutos Depois da Meia-Noite é uma obra intensa e bem elaborada, um pouco complicada de digerir e com ilustrações fantásticas e cativantes, que não só embelezam como complementam o livro. 

"- As histórias são o que há de mais selvagem - trovejou o monstro. - as histórias perseguem, e mordem, e caçam." - Tão bom :)


2 comentários:

  1. Olá Rita,
    Adorei este livro, é tão lindo, tão delicado, o modo como aquela criança tenta ultrapassar perda da mãe está muito bem enredada a historia.
    É um dos meus livros favoritos deste ano de 2015.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      É sem dúvida um livro muito bom e que me deixou com um nó na garganta no final.

      Beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar