sábado, 13 de junho de 2015

Opinião - Uma Nova Esperança

Ficha Técnica:
Autor: Colleen Hoover
Título Original: Losing Hope
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800312
Tradutor: Ângelo Santana

Sinopse:
Holder é um adolescente em busca da sua melhor amiga, Hope, a quem voltou costas um dia, há treze anos. O mesmo dia em que ela foi raptada e levada para sempre. Quando uma tragédia envolve a irmã gémea de Holder, Less, a necessidade de encontrar Hope torna-se mais forte do que nunca. Holder sente-se diariamente perseguido por fortes sentimentos de culpa, e os remorsos que sente por não ter conseguido ajudar nem a sua irmã, nem Hope, são devastadores. Quando um dia, inesperadamente, se cruza com uma rapariga que se parece com Hope, Holder vai fazer tudo para se aproximar dela a fim de reencontrar a paz de que tanto necessita. Mas porque insiste Hope em dizer que se chama Sky e que não o conhece? E, por outro lado, porque sente Holder que esta rapariga, que o rejeita e se tenta afastar, precisa tanto dele quanto ele precisa dela? Uma Nova Esperança (Hope) narra pela voz de Holder um reencontro que trará memórias há muito esquecidas e que revelará verdades que poderão doer demasiado. Para alcançarem a paz e a felicidade, Holder e Hope terão de encarar a mais dolorosa e íntima das memórias. Conseguirão ambos traçar um caminho juntos após desenterrarem um passado tão difícil? E será o amor de Hope a chave para uma nova esperança na vida de Holder?

Opinião:
Acho que desde o início do ano até à data este foi o livro que mais me surpreendeu!

Se achei a história contada do ponto de vista da Hope bastante fraquinha e os personagens sem carácter o mesmo não aconteceu neste livro. O Holder foi um personagem que no livro anterior não me disse nada e com o qual não consegui criar qualquer tipo de afinidade. Contudo posso dizer que neste livro passou-se exactamente o contrário.

Achei que estar dentro da cabeça do Holder foi fascinante. Apesar de tudo o que aconteceu com a Sky identifiquei-me muito mais com os problemas com os quais o Holder estava a passar e os sentimentos de culpa que eles despoletavam no Holder. É difícil viver com a certeza de que a culpa de algo ter acontecido é nossa. Principalmente quando temos a sensação que isso já aconteceu mais que uma vez. Não estamos a falar de algo simples, mas de situações realmente complicadas como perder uma das pessoas que mais amamos na vida.

Apesar de a história ser a mesma, tudo teve mais interessa contado do ponto de vista do Holder. Foi interessante ver como ele evolui ao longo da narrativa, como passou de alguém assustado e revoltado com a vida para alguém que compreende, aceita e perdoa. Gostei especialmente das cartas que ele escrevia à irmã. Não é muito normal ver um rapaz a fazer uma coisa dessas e foi uma boa maneira de a autora demonstrar a relação que ambos tinham e todas as transformações pelas quais o Holder está a passar.

Sem dúvida um livro muito melhor que o primeiro, fiquei bastante contente comigo mesma por ter dado uma segunda oportunidade à autora. Se soubesse o que sei hoje só teria lido este segundo livro pois não considero que o primeiro faça falta. Nota-se uma clara evolução na escrita e na criação de enredo da autora de um livro para o outro. Este é um livro que contra todas as minhas expectativas vou ter que recomendar.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Eu adorei este livro e o anterior, apaixonei-me pela escritora e neste momento ando a ler "Amor Cruel" também dela. Acho que estes dois livros se complementam não consigo dizer que gosto mais de um ou de outro, são no fundo as diferentes perspectivas que cada um tem dos acontecimentos. O que gostei muito neste foi a parte do diário da sua irmã, achei essa parte muito comovente mas muito bem conseguida.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Eu não gostei muito do primeiro livro, em contrapartida gostei bastante deste. Acho que depende um pouco das nossas experiências. Somos capazes de nos ligar melhor a um dos personagens ou ao outro. Quanto à escrita, sou sincera e não achei nada de especial. Contudo também tenho curiosidade em ler o novo livro que vai sair =)
      Bjs

      Eliminar