quinta-feira, 16 de julho de 2015

Opinião - A Todos os Rapazes que Amei

Ficha Técnica:
Autor: Jenny Han
Título Original: To All the Boys I've Loved Before
Páginas: 272
Editor: Topseller
ISBN: 9789898800008
Tradutor: Rui Azeredo

Sinopse:
«Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei — cinco, ao todo.

Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca a fosse ler. Porque na verdade não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim. Quando acabo de a escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-a na minha caixa de chapéu verde-azulada.

Não são cartas de amor no sentido estrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não quero estar apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é como uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos era para isso que deveriam servir.»

Opinião:
A Todos os Rapazes que amei conta a história de Lara Jean e das suas paixões ao longo do tempo. Com isto não quero dizer que vamos acompanhado a personagem enquanto ela se apaixona e desapaixona, mas sim que no presente vamos conhecendo os amores do seu passado através de cartas que esta lhes foi escrevendo. Cartas de despedida. Algumas são curtas e directas, outras são mais elaboradas e sentimentais. Mas todas elas expõe preto no branco aquilo que que Lara tem para dizer a cada uma das suas paixões.

Lara Jean é uma personagem algo peculiar na medida em que para os seus 16 anos é uma pessoa bastante recatada, que não bebe, não se mete em confusões, não socializa e que detesta conduzir. Além disso tem uma grande paixão pelo namorado da irmã, o que torna tudo complicado. É uma personagem que se de um modo parece ter alguma maturidade a verdade é que também tem uma parte algo inocente que não vê a maldade nas outras pessoas e tenta sempre pensar o melhor dos outros. Pelo menos sobre aqueles que lhe são queridos.

Se por um lado gostei bastante de Peter, por outro Josh não causou grande impacto em mim. Josh é um rapaz completamente normal, que deixa Lara Jean ser exactamente como é e que não lhe acrescenta nada de novo, deixando-a numa posição algo estagnada. Já Peter é alguém que está constantemente a desafiar Lara Jean. Que a faz ultrapassar os seus próprios limites. Que a incentiva a ser mais social, a aceitar novas condições e maneiras de estar. Peter é capaz de a confrontar acerca dos seus medos e obrigar Lara Jean a pensar sobre eles e aceitá-los. Além disso Peter tem um sentido de humor bastante engraçado. As suas interacções com os seus amigos e com Lara Jean são sempre um fartote de rir!

Na verdade a maior parte dos personagens são bastantes interessantes, desde a irmã mais nova de Lara Jean, até aos amigos de Peter e a uma das antigas paixões de Lara, Lucas. No geral o livro está bem abastecido de personagens interessantes e cativantes. Se bem que em determinadas alturas a Lara Jean se possa tornar algo irritante por ser tão lenta a perceber determinadas coisas.

Algo de que gostei foi a ideia das cartas de amor que servem como uma espécie de exorcismo. Muita gente utiliza este método para se livrar de todos os pensamentos e sentimentos que possam estar a sobrecarregá-los e por isso achei que foi uma boa escolha por parte da autora. O modo como a história evolui está bem conseguido. Não houve propriamente pressas, mas a história também não se desenvolveu a passo de caracol. Foi interessante ver como as interacções entre Lara Jean e Peter os levaram cada vez mais a aproximarem-se. Relativamente a Lara Jean, Peter foi bastante mais rápido a perceber os seus sentimentos e aquilo em que a relação dos dois se estava a tornar. Foi algo frustrante e irritante ver que Lara Jean só se apercebe dos seus sentimentos quando a irmã mais nova lhos escarrapacha na cara.

No geral foi uma história fofinha e agradável. Boa para passar algum tempo com descontracção. Aguardo com alguma curiosidade pelo próximo livro da série.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

1 comentário: