segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mini-Opinião - Perguntas-me?

Ficha Técnica:
Autor: Manuel Alves
Páginas: ?
Editor: Smashwords
ISBN: 9781301918348

Sinopse:
Quarenta e seis histórias pequeninas com ilustrações nos rostos.
As histórias também têm rostos? Ora, as histórias são multidões de rostos, desejos, sonhos e gostos.
Que histórias estão nestas páginas? Perguntem ao livro.

Opinião:
Este é um livro ligeiramente diferente daquilo a que estou habituada a ver. Tal como indicado na sinopse é constituído por 46 pequenas histórias, e quando se diz pequenas é mesmo pequenas. A maior parte delas tem cerca de uma página e meia (pelo menos nas definições do meu kindle). No início de cada página tem-se uma pergunta com uma ilustração e nas seguintes a resposta a essa questão. Quanto às ilustrações posso dizer que gostei bastante delas. Achei-as a todas apropriadas à questão colocada. Quanto às histórias por trás das questões, há algumas mais assustadoras, outra mais tristes e outras mais mais esperançosas. Mas o que mais me cativou na leitura foi sem dúvida a cadência, o ritmo das palavras.

Durante a leitura parecia que as palavras se soltavam espontaneamente da minha língua, que tinham o seu próprio ritmo. Por mais que eu quisesse parar no final de uma frase tal não era possível. O ritmo, a cadência dá balanço à leitura e é impossível parar sem terminar primeiro o texto que estamos a ler. Adorei sentir as palavras a fluírem pela minha mente quase como se fossem uma "canção" a tocar ao seu próprio ritmo. Considero uma grande proeza do autor ter conseguido este efeito e este feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário