terça-feira, 8 de setembro de 2015

Opinião - A Última Noite em Tremor Beach

Ficha Técnica:
Autor: Mikel Santiago
Título Original: La última noche en Tremore Beach
Páginas: 324
Editor: Jacarandá
ISBN: 9789898752703
Tradutor: Ângela Barroqueiro

Sinopse:
Um compositor que perdeu a inspiração. Uma casa isolada numa praia irlandesa. Uma noite de tempestade que pode mudar tudo...

A Última Noite em Tremore Beach conta a história de Peter Harper, um prestigiado autor de bandas sonoras que, após um divórcio complicado, se refugia num lugar perdido da costa irlandesa a fim de recuperar a inspiração. Situada numa praia enorme e solitária, a casa de Tremore Beach anuncia-se como o local indicado. Tudo parece perfeito... até que, certa noite, rebenta uma enorme tempestade.

«Nessa noite soprou um vento estranho. A dor de cabeça, que me deixara tranquilo durante o dia, começou novamente. Tique. Taque. Tique. Taque... como um relógio. Já tinha tomado metade dos comprimidos e chegara à conclusão de que aquilo não servia para nada. Fechei os olhos e esperei que me deixasse em paz. E foi o que aconteceu, deixou-me dormir durante umas horas, mas depois regressou. Foi crescendo até se tornar numa fisgada horrível, que me fez abrir os olhos e gritar: "Ó meu Deus!". E então estava no meu quarto. Havia uma tempestade enorme lá fora.»

Opinião:
A Última Noite em Tremor Beach apresenta-nos Peter, um personagem que ao início parece ser completamente normal, mas que na realidade tem uma características algo peculiar. Não irei revelar qual porque o interessante da história (pelo menos na primeira metade do livro) é perceber que característica é essa à medida que a história se desenrola.

A história começa realmente quando Peter é atingido por um raio e em consequência disso vê o potencial da sua peculiaridade aumentado. A partir daí a história ganha contornos de mistério e também um pouco de thriller até que o leitor perceber o que se está a passar. A partir daí começa a corrida contra o tempo numa tentativa de evitar o que se avizinha. Apesar de esta parte que podemos considerar a acção do livro, o autor aborda também algumas situações com que cada vez mais as pessoas se deparam sendo uma delas o facto de cada vez mais nos sentirmos perdidos e deixar-mos de saber quem somos.

Não considero que a escrita do autor seja especialmente marcante ou envolvente, se bem que o autor consegue criar convincentemente a aura de mistério que envolve quase toda a história.

Relativamente aos personagens são interessantes q.b.. Contudo não foram capazes de despertar em mim sentimentos de empatia ou qualquer outro tipo de sentimento. Ao mesmo tempo achei que o autor não soube trabalhar convenientemente o modo como os personagens lidam com os seus sentimentos e problemas. Pareceu-me tudo algo superficial.

Este é um livro que na minha opinião se pode considerar mediano. Uma leitura ligeira, simples, capaz de entreter o leitor. Para quem procura um livro com estas características irá gostar certamente.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário