sábado, 12 de dezembro de 2015

Opinião - Winter

Ficha Técnica:
Autor: Marissa Meyer
Páginas: 824
Editor: Feiwel & Friends
ASIN: B00URW6FMI

Sinopse:
Princess Winter is admired by the Lunar people for her grace and kindness, and despite the scars that mar her face, her beauty is said to be even more breathtaking than that of her stepmother, Queen Levana.

Winter despises her stepmother, and knows Levana won’t approve of her feelings for her childhood friend—the handsome palace guard, Jacin. But Winter isn’t as weak as Levana believes her to be and she’s been undermining her stepmother’s wishes for years. Together with the cyborg mechanic, Cinder, and her allies, Winter might even have the power to launch a revolution and win a war that’s been raging for far too long.

Can Cinder, Scarlet, Cress, and Winter defeat Levana and find their happily ever afters?


Nota:
Este livro foi lido em conjunto com a Catarina do blog Bookeater/Booklover.

Opinião:
Que viagem fascinante. Este último livro foi qualquer coisa de sobrenatural. Este e Scarlet foram, sem dúvida os meus preferidos da série, e Winter foi o final perfeito para esta história.

Winter é simplesmente fascinante. A lucidez da sua loucura é qualquer coisa de surreal. Winter utiliza a sua loucura para ir onde quer e fazer o que quer sem que hajam consequências. Afinal de contas, quem liga aos devaneios de uma louca? Quanto a Jacyn é a coisa mais doce que pode existir. Todo o carinho que ele demonstra pela Winter, a maneira como a protege e como nega o seus próprios sentimentos é o suficiente para fazer qualquer pessoa suspirar.

Sem dúvida que adorei ver todos os outros personagens. O Kai mostra grande maturidade e confiança na Cinder. Além de que é excitante vê-lo fazer frente à Levana e lanear as suas acções de propósito para a chatear. A Cinder para mim foi a personagem mais fraca da história. Talvez porque infelizmente não consigo relacionar-me com a sua demanda para destronar a Levana. Não é que não ache que a Levana não deveria ser destronada, porque a morte é muito bondosa para aquela Lunar. Contudo a verdade é que me fez alguma confusão o facto de a Cinder pedir ao povo de Luna para lutar com ela e por ela, para que se possam ver livres da Levana quando não senti que ela se preocupasse realmente com o povo, mas sim com a sua sobrevivência, o bem estar do Kai e dos terrenos. Eu sei que a guerra é algo calculado, mas de certa forma não estava à espera de sentir que a Cinder estava apenas a usar os cidadãos sem na realidade se preocupar com eles e com as condições em que viviam.

Como não podia deixar de ser adorei todas as cenas em que aparece a Scarlet. A personagem com uma personalidade mais excêntrica, tirando a Winter, e por isso todos os momentos com ela são de grandes emoções. A relação que ela desenvolve com Winter é uma relação sincera em que não existem palavras fofinhas entre uma e outra, apenas uma aceitação daquilo que a Winter é. Scarlet sabe que Winter tem acessos de loucura, mas não é por isso que deixa de confiar nela. Principalmente a parte em que ambas entram na caserna com os homens-lobo é algo assustadora, mas não é por isso que Scarlet deixa de defender Winter e de certa forma acreditar nela. Quanto a Wolf, de certa forma este foi o que acabou por perder mais nesta demanda para destronar Luna. Fiquei bastante triste e destroçada com o que lhe aconteceu, mas ao mesmo tempo feliz pela aceitação que ele teve e manteve entre os seus amigos.

Para finalizar não posso deixar de referir como foi engraçado e awkward ver a relação da Cress e do Thorne a desnevolver-se. Sempre foi bastante óbvio que o interesse de um pelo outro, mas ambos o tentavam negar o que acabava por levar a situações constrangedoras. Principalmente para Cress, que é a coisa mais tímida e naive que pode existir. Apesar disso Cress mostrou-se uma das personagens mais fortes do livro, sacrificando-se uma e outra vez para salvar os outros e permitir que a missão avançasse. O mesmo pode ser dito de Thorne. Além da sua personalidade carismática e o seu sentido de humor a que ninguém fica indiferente, Thorne tenta deixar de ser o ladrão que sempre foi e tenta fazer o que é certo, apenas porque é certo, se bem que tente sempre dar a volta ao texto.

Gostei de ver um pouco mais de Lun,a do ambiente que se vive, da sua arquitectura e da sua sociedade. Já tinha dado para ver um pouco no livro da Levana, mas aqui são-nos dados a conhecer outros aspectos de Luna.

No geral foi uma história fascinante e um final sublime. Apesar de me sentir algo de pé atrás com a prestação da Cinder a verdade é que as restantes personagens e os acontecimentos compensam e ultrapassam esta sensação de que faltava algo. Fiquei um pouco triste por não ver mais de Winter. Havia muita coisa a passar-se ao mesmo tempo em muitos pontos diferentes e a autora quis-nos mostrar tudo o que estava a acontecer com os diferentes personagens. Contudo sendo o livro chamado Winter, esperava um pouco mais de tempo de antena para ela.

Gostei bastante de como a autora incorporou os aspectos chave da história da Branca de Neve nesta história, principalmente a parte da maçã e o consequente sono. A cena está bastante bem conseguida e enquadra-se perfeitamente na história.

Assim sendo aguardo ansiosamente o livro de contos que irá ser lançado em Fevereiro do próximo ano. Depois do final agridoce deste livro, a perspectiva de um casamento deixa-me com esperança de que as coisas tenham corrido da melhor maneira para estes personagens. Fevereiro, chega depressa por favor!

2 comentários:

  1. Ainda só li "Cinder", mas gostei bastante do livro e tenho de ler os volumes seguintes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem! Os meus preferidos foram o Scarlet e o Winter. Talves pela personalidade das personagens "principais". Se gostaste bastante do Cinder concerteza vais adorar os restantes =)

      Eliminar