quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Opinião - The Host

Ficha Técnica:
Autor: Stephenie Meyer
Páginas: 652
Editor: Sphere
ISBN: 0751550973

Sinopse:
Melanie Stryder refuses to fade away.

Our World has been invaded by an unseen enemy. Humans become hosts for these invaders, their minds taken over while their bodies remain intact and continue their lives apparently unchanged. Most of humanity has succumbed.

When Melanie, one of the few remaining "wild" humans, is captured, she is certain it is her end. Wanderer, the invading "soul" who has been given Melanie's body, was warned about the challenges of living inside a human: the overwhelming emotions, the glut of senses, the too-vivid memories. But there was one difficulty Wanderer didn't expect: the former tenant of her body refusing to relinquish possession of her mind.

Opinião: 
Algumas das opiniões que li dizem que The Host além de ser bastante diferente da Saga Twilight é também melhor. Assim sendo decidi experimentar.

Essencialmente a história passa-se em torno de Wanda e Melanie. Wanda faz parte de uma raça extraterrestre que invade a Terra com o intuito de tomar posse dos humanos para que estes possam aprender a viver em harmonia com o planeta e entre si. Um dos extraterrestres que é colocado dentro de um ser humano é a Wanda, que por sinal é colocada dentro da Melanie.

A Melanie tem uma personalidade bastante forte, assim sendo quando a Wanda é colocada dentro dela ambas ficam a coabitar o corpo da Melanie. Apesar de a Wanda ter um controlo superior, pelo menos a nível físico, a verdade é que a Melanie tem mais poder a nível psicológico. Ou seja, a Melanie é capaz de esconder informação à Wanda, enquanto esta tem mais dificuldade em fazê-lo. Ao mesmo tempo as emoções da Melanie e os seu pensamentos invadem aquilo que é suposto ser a Wanda transformando-a e alterando a sua maneira de ver os humanos e o seu mundo.

Esta é sem dúvida a melhor qualidade do livro. A dualidade Wanda/Melanie, a tentativa de descobrir onde começa uma e termina a outra. Quem são realmente e quais os sentimentos que pertencem a uma ou a outra. O mundo que a autora criou também é interessante, bem como a espécie a que pertence a Wanda e como é que as suas vidas funcionam.

Não existe muita interacção com outros seres, mas o pouco que vemos dá para perceber que todos eles são bastante pacíficos e que pretendem ajudar, apesar de não terem a noção que aquilo que estão a fazer é errado. Custa ver a Wanda a ser constantemente mal tratada e escorraçada sem ter propriamente culpa daquilo que aconteceu. As únicas pessoas que a aceitam incondicionalmente é o Jeb e o Jamie. E como eu adorei o Jeb! Com o seu ar brincalhão e o seu coração enorme capaz de ver para além do óbvio. O Jeb é uma pessoa extremamente perspicaz que desde cedo se apercebe do que realmente se passa com Wanda/Melanie.

Para não variar existe um triângulo amoroso, a Wanda não sabe se realmente gosta do Jared ou do Ian. Ao menos esta indecisão tem a duração de um livro e não de três ou quatro. O que não é nada mau. Ao início é fácil torcer para que a Wanda goste do Jared, mas a nossa percepção do quão complicado isto é vai aumentando ao longo do livro. Além disso o Jared demora muito mais tempo a aceitar a Wanda do que o Ian, não sendo tão difícil quanto isso perceber porquê. Mas chega a um ponto em que começamos a querer ver a Wanda com alguém que goste dela por aquilo que ela é interiormente e não por aquilo que ela é fisicamente.

No final as coisas melhoram e bastante, e são feitas descobertas fascinantes que dão um ar de esperança para o futuro dos personagens. Gostei bastante do livro, mais do que estava à espera. Assim sendo recomendo.

5 comentários:

  1. Nunca li o livro, mas tenho de admitir que já vi o filme umas 6 vezes xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu nunca vi o filme! Agora que li o livro a ver se isso muda ;)

      Eliminar
  2. Já li este livro há uns anos e também gostei muito. O filme também está muito fixe, tens de ver.

    No entanto nunca li Twilight e provavelmente nunca o irei fazer :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li, e por acaso não achei tão mau como estava à espera...

      Eliminar
    2. Olha menos mal! Se calhar há uns anos atrás leria, mas como não o fiz, agora duvido bastante que o faça.

      Eliminar