sábado, 30 de janeiro de 2016

Opinião - A Linguagem das Irmãs

Ficha Técnica:
Autor: Amy Hatvany
Título Original: The Language of Sisters
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800268
Tradutor: Andreia Mendonça

Sinopse:
Há dez anos, Nicole Hunter tomou a difícil decisão de abandonar o seu lar problemático em Seattle. Deixou para trás a sua querida irmã Jenny, possuidora de um distúrbio neurológico que a colocara dependente de uma cadeira de rodas e lhe retirara a capacidade da fala. Após uma década em São Francisco, Nicole tenta convencer-se de que tudo está bem, mas nem a sua vida sentimental nem a profissional são as que ambicionava.
Quando um violento e trágico acontecimento envolve a sua irmã, Nicole é forçada a regressar à casa de infância onde deixou memórias impossíveis de resolver e perdoar. Ali acabará por tomar a decisão mais acertada da sua vida: cuidar da irmã e resolver os conflitos com a mãe e as memórias dolorosas deixadas pelo pai. Só assim conseguirá redimir-se da culpa que a acompanha e tornar-se a irmã que gostaria de ter sido. Uma história tocante, autêntica e libertadora, sobre as escolhas que é necessário fazer na vida, sobre o poder da amizade e sobre a importância dos laços familiares.

Opinião:
Este livro conta a história de Nicole e da sua relação com a sua irmã deficiente Jenny. Basicamente quando a mãe de ambas decidiu colocar Jenny num lar Nicole ficou magoada e decidiu sair de casa, até porque não conseguia estar junto do pai que tratava mal a irmã. Após 10 longos anos Nicole acaba por voltar a ouvir a voz da irmã no seu coração e percebe que é hora de voltar a casa.

Sendo Jenny incapaz de comunicar devido às suas incapacidades as irmãs acabaram por desenvolver a sua própria maneira de falarem, sendo que Nicole sente e ouve no coração aquilo que Jenny lhe quer dizer. É interessante ver como Nicole se debate contra o facto de ter abandonado a irmã e como tenta ajudá-la e apoiá-la incondicionalmente. É através da sua relação com a irmã e do modo como Jenny lida com a vida que Nicole percebe o quão triste e desolada a sua vida é actualmente. Apesar de tudo o que aconteceu Jenny continua a ter uma alegria imensa pela vida e pelos outros. Sempre com um sorriso na cara e pronta a dar e receber amor. É a partir daqui que Nicole começa a perceber que não é feliz com a vida que tem e que quer mais para si do que simples segurança e estabilidade.

O livro é interessante porque aborda algumas situações como a discriminação da sociedade para com as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, ou como estas pessoas acabam por ser abusadas porque não têm como se defender. Ao mesmo tempo mostra também como é fácil julgar-mos e pensar-mos mal dos outros à cabeça em vez de tentarmos perceber o que realmente se passa. Ao mesmo tempo o livro mostra-nos o que é o amor incondicional entre duas irmãs e como o amor perdoa tudo.

Apesar de ter achado a temática do livro interessante não achei que os personagens fossem especialmente marcantes. Apesar de os perceber e de sentir alguma empatia para com eles a verdade é que não consegui criar laços estreitos com nenhuma delas. Não consigo apontar propriamente o dedo ao motivo, mas senti que faltava algo ao livro. Talvez no desenvolvimento e caracterização dos personagens ou talvez nos momentos de tensão e emocionais. Fiquei também algo desiludida por tudo girar mais à volta de Nicole, gostava de ter visto mais de Jenny. Da sua maneira de estar e lidar com a doença e com tudo o que aconteceu.

É um livro interessante, mas que não é nada de extraordinário. Um livro para descontrair e passar um bocado agradável.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário